Comunicação de Resultado: Patrocínio deve focar o público
Definir o patrocínio como a mais emocional e pessoal de todas as ferramentas de comunicação não traz novidade. O patrocínio como ferramenta eficaz de comunicação
Cada vez mais empresas vem experimentando seu poder de estreitar o relacionamento do público com suas marcas. E esse é o ponto: no patrocínio de resultado, o público-alvo precisa vir antes da marca, ou seja, ele, e não a causa patrocinada, deve ser o primeiro foco de toda estratégia de patrocínio.
Constantemente vemos, lemos e ouvimos sobre estratégias e ações de patrocínio – esportivo e cultural – as quais têm o objetivo de levar seus públicos a associarem os atributos da causa patrocinada às suas marcas. E, logicamente, elas não estão erradas. A questão é que para isso, a causa deve ser entendida como o fio condutor por meio da qual o patrocinador vai criar ou reforçar essa conexão. Estamos falando de estratégia de comunicação.
Bem, você deve estar me perguntando: mas onde está a problemática?
Vamos analisar: Quem adquire os produtos dessas marcas patrocinadoras? Não é a música, não é o futebol, não é o “super” atleta ou a modelo. Quem consome, quem escolhe qual produto e marca adquirir é a pessoa (fã), é o torcedor – consumidores. O futebol, o atleta, a música, o evento, são na essência, meios para um fim.
Se você quer de fato estabelecer comunicação, uma conexão direta, espontânea, emocional e pessoal entre sua marca e o mercado-alvo, ajuste o foco. Caso contrário, de que adianta investir milhões em uma causa patrocinada, focando sua marca, sem atender às necessidades do seu público, sem criar experiência para ele e/ou leva-lo a fazer parte do momento? O público é a estrela! Ele está ávido por vivenciar o evento. Prioritariamente, é para ele que os milhões são investidos no patrocínio. Então, porque primeiro focamos a marca, a causa e deixamos o público alvo por último?
Precisamos refletir!
Comunicação de Resultado: Patrocínio deve focar o público
Faça um teste:
– Pergunte a si mesmo ou para outras pessoas, qual foi o grande e recente evento que tenham participado e a quantos logos estiveram expostas.
– E dos que foram lembrados, algum mudou suas percepções sobre a marca ou fez você entende-la melhor? – O que o torcedor comprou mais: os produtos das marcas estampadas nas camisetas dos jogadores ou apenas a própria camiseta, como torcedor?
– Será que algumas dessas pessoas mudaram o seu comportamento e tiveram aguçada a sua vontade de experimentar o produto da marca patrocinadora apenas por estarem expostas a essas ações?
Como ferramenta de comunicação, o patrocínio de resultado tem na propriedade patrocinada um conjunto de benefícios e informações próprios para conectar sua marca com seu mercado. Identificar, entender e valorizar as necessidades – tanto funcional quanto emocional – define a base para o que você patrocina, os benefícios que você negocia e como eles serão ativados.
O objetivo do patrocínio
E o objetivo de ativação não corresponde ao patrocinador fazendo uma promoção, na qual apenas uma pessoa é premiada, afinal, isso representa a vitória para apenas uma pessoa. O objetivo pode ser uma ação mais participativa, que proporcione benefícios significativos de valor agregado a todo ou a maioria dos públicos-alvo. Para isso, dentre outros fatores, é preciso estar disposto a compreender a relação de seu mercado-alvo tanto com sua marca, como com o evento.
Grande abraço,
Rosana Zan – Instituto Comunica
Mentoria em comunicação e carreira