O feedback é uma ferramenta importante e estratégica para se atingir a excelência na comunicação corporativa.
Sua prática clara e assertiva resulta em inúmeros benefícios para empresas e profissionais. Sem dúvida, deveria ser efetivamente incorporada por líderes e gestores como uma ferramenta em seus processos de gestão e liderança. Feedback é uma ferramenta para comunicação eficaz
Mas como definir feedback
Elemento indispensável em qualquer forma de relacionamento interpessoal!
No processo de comunicação, feedback tem o papel de retroalimentar, ou seja, a resposta que damos ou recebemos durante uma conversa, por uma mensagem recebida ou por um comportamento, podendo acontecer de diversas formas – por meio da fala, escrita ou ação, sejam elas positivas ou negativas.
Uma expressão em inglês, já que até hoje não se tem uma tradução precisa para o português. Ao pesquisarmos, encontramos definições que a traduzem como – comentário, retorno, retroalimentação, reação, avaliação… e por aí vai. Feedback é uma ferramenta para comunicação eficaz
O feedback como prática assertiva na e da comunicação corporativa
Feedback é uma via de mão dupla. E como dito, a comunicação, para ser efetiva, depende desse elemento para acontecer. A questão é que nem sempre o feedback se dá atendendo as expectativas de quem o espera ou recebe uma resposta. No universo corporativo, essa realidade é ainda mais complexa. Isso porque, há uma crença quase que generalizada entre os profissionais de que feedback está relacionado à crítica, à questionamentos, à cobranças e devolutivas para se apontar erros, falhas e consequências.
Não vamos aqui enumerar e refletir sobre as diversas causas que levam a essa crença. Porém, vale lembrar que parte dela vem da própria postura adotada e validada (mesmo que já comprovadamente ultrapassada e ineficaz) por gestores despreparados para comandar e se relacionar com sua equipe.
Como afirmam Kryllos e Jung no livro Comunicar para liderar,
“Um líder de verdade usa o feedback não para criticar, mas para ajudar a construir as pessoas. Se o objetivo é a busca por uma liderança transformadora, o líder deve fornecer feedback com foco no desenvolvimento. O olhar diferenciado sobre essa prática é decisivo nos resultados que você pode alcançar.”
Como profissional, pesquisadora e mentora de comunicação e carreira, posso atestar que ganha muito a empresa que adota o feedback como uma prática de gestão consciente e assertiva. O resultado é transformador e impactante para se alcançar relacionamentos proativos, minimizar conflitos, promover o desenvolvimento de pessoas/profissionais e alavancar o crescimento da organização.
Mas a prática do feedback traz ainda outros benefícios:
Melhoria contínua: Fornece informações sobre o desempenho atual, destacando áreas de sucesso e oportunidades de melhoria. Isso permite que as pessoas ajustem seu comportamento e comunicação para alcançar melhores resultados no futuro.
Clareza de expectativas: O feedback eficaz ajuda a esclarecer as expectativas entre as partes envolvidas na comunicação. Quando as pessoas sabem o que é esperado delas e recebem feedback sobre seu desempenho em relação a essas expectativas, a comunicação se torna mais transparente e direcionada.
Construção de confiança: O feedback honesto e construtivo contribui para o desenvolvimento de relacionamentos baseados na confiança. Se as pessoas percebem que podem receber feedback genuíno e útil, estarão mais inclinadas a se engajar em uma comunicação aberta e honesta.
Resolução de conflitos: Ele ajuda a resolver mal-entendidos e conflitos de maneira eficaz. Ao abordar problemas de comunicação ou divergências de forma direta e construtiva, as partes envolvidas têm a oportunidade de resolver diferenças e encontrar soluções mutuamente satisfatórias.
Desenvolvimento pessoal e profissional: Ele informa às pessoas sobre suas habilidades, pontos fortes e áreas de desenvolvimento. Isso é fundamental para o crescimento pessoal e profissional, pois permite sejam identificadas áreas para crescimento e assim, trabalhem para melhorar suas habilidades de comunicação.
Conclusão
O feedback é essencial para promover uma comunicação assertiva, pois facilita o entendimento mútuo, promove o desenvolvimento pessoal e profissional, constrói confiança e ajuda a resolver conflitos de maneira eficaz.
Se você deseja desenvolver sua habilidade de comunicação para não mais ter insegurança para se posicionar, negociar e liderar, conte comigo. Minha mentoria em comunicação e carreira é personalizada, sendo direcionada para sua realidade. Será um prazer te ajudar! Clique aqui e saiba mais!
Abraços
Rosana Zan – Instituto Comunica
Mentoria em comunicação e carreira