Começo esse texto fazendo uma ressalva importante sobre o uso dessa ferramenta pelo palestrante. O software PowerPoint é uma ferramenta muito poderosa para você criar e conduzir apresentações. No entanto, muitas pessoas não percebem que esse poderoso recurso é apenas uma ferramenta auxiliar. Suas habilidades e criatividade como apresentador e palestrante não devem ser um substituídas por ele, ou seja, ele é um recurso para enaltecer seu conhecimento e dar representação à sua fala. Dicas práticas para apresentação com PowerPoint
Como profissional, estudante ou público em geral, você, com certeza, já presenciou apresentações com o uso do PowerPoint nos mais diversos eventos. Nesses momentos, qual foi sua avaliação? Qual a falha mais comum você observou? Acredita que ele é utilizado de forma assertiva, para auxiliar o orador em sua explanação ou é usado erroneamente, com excesso de informação? Na sua opinião, essa ferramenta pode afetar negativamente a credibilidade profissional do apresentador? Por quê?
Habilidades nas apresentações
O fato é que ainda tem muitos oradores que utilizam essa ferramenta, nas mais diferentes situações, mais para leitura do conteúdo a ser falado do que para ilustração e complemento da sua fala e conhecimento. Infelizmente, isso só torna a apresentação cansativa, desmotivante e desacreditada.
Ter habilidades em PowerPoint não se limita apenas a saber como trabalhar com esse recurso. Algumas regras fundamentais para apresentação indicam uma combinação do conhecimento de como usa-la com a capacidade de aplicar esse conhecimento para se conectar com a audiência. Vamos a elas!
Regras fundamentais
É fácil dizer se um apresentador tem essa habilidade, principalmente para envolver e motivar o público. Abaixo, explico algumas regras fundamentais para você alcançar essa performance gratificante.
Quem é o público
Primeiramente, para uma apresentação ser assertiva, você, como apresentador, sempre precisa saber quem é seu público, te-lo em mente e se conectar ao máximo com ele. Significa interagir na maior parte da apresentação e manter com ele o contato visual.
Adequar o conteúdo ao nível de conhecimento do público
Um bom apresentador fala claramente e com termos que o público pode compreender. Pense que um mesmo conteúdo pode ser apresentado com maior ou menor complexidade dependendo do conhecimento que público tem em relação a ele. Se o apresentador leva o público a ouvi-lo mas sem ser compreendido, então ele mesmo está prejudicando o sucesso dessa conexão, e por consequência, da apresentação. Tenha essa pergunta em mente: eu me fiz entender?
Dominar o assunto
Ter habilidades assertivas de comunicação significa dominar o assunto sobre o qual o palestrante fala. Além do conhecimento vivencial, uma ampla pesquisa é essencial para agregar efetivo conhecimento a qualquer tópico. O PowerPoint é apenas um recurso visual. Ele não fará milagres para um palestrante que caiu de paraquedas porque ele não conseguirá se sobrepor às informações transmitidas pelo orador. Portanto, um apresentador que não tenha preparado seu conteúdo ou sequer tenha se incomodado em rever os seus slides, desperdiçará o tempo do público, podendo se expor ao embaraço.
Habilidade com o recurso PowerPoint
Formatação dos slides – cores
Saber formatar os slides é uma regra fundamental. Quando dizemos que um slide está formatado corretamente, significa que há bom contraste entre a cor da fonte e a cor de fundo desse slide. Isso torna a fonte legível. Lembre-se que a iluminação do local e a qualidade do equipamento de projeção podem interferir na nitidez dos elementos visuais, então atenção às cores.
Tamanho da fonte
O tamanho da fonte também é outro fator importantíssimo. Precisa ser grande o suficiente para permitir que mesmo aqueles ouvintes sentados mais ao fundo da sala possam ler as informações de forma clara. Use fontes legíveis!Dicas fundamentais para apresentação com PowerPoint
Formatação – escrito x imagem
O ideal é que cada slide só transmita um único ponto, através de linhas com frases informativas auxiliadas por uma imagem poderosa e alinhada ao contexto do slide. Essas linhas podem ser ordenadas e destacadas com ícones. Esses recursos estão disponíveis no próprio PowerPoint. Esqueça os bullets points. Eles dão um aspecto de itens e isso tende a desconectar seu público.
Partes da apresentação
Organize as apresentações em PowerPoint com introdução, corpo e conclusão. Coloque os slides de forma lógica para que o fluxo da apresentação seja suave e coerente.
Recursos visuais
A ferramenta de PowerPoint possui inúmeros recursos como imagens, tabelas, gráficos, os quais são extremamente eficazes para ilustrar as informações passadas por você. Saiba explora-las e utiliza-las para enriquecer e tornar a apresentação muito mais atraente, permitindo que o público compreenda mais facilmente as informações.
Planejamento, preparação e domínio
Toda boa apresentação tem um começo, um meio e um fim. A parte inicial destina-se a capturar a atenção do público, no qual serão listados os principais tópicos a serem abordados. A parte do corpo é o conteúdo em si e deve ser planejado e desenvolvido de forma a ilustrar e enriquecer visualmente a fala do apresentador, enquanto os pontos estão sendo explorados e expostos. A conclusão é para resumir e reforçar os principais pontos tratados. A transição de uma parte para outra deve fluir suavemente. Jamais insira o conteúdo da fala nos slides para ser lido.
Tempo de apresentação
Planeje o tempo da palestra observando as informações a serem transmitidas e a quantidade de slides. Repasse previamente a apresentação do conteúdo juntamente com os slides para avaliar se o tempo não está sendo extrapolado. Lembre-se que o conteúdo da mensagem deve ser apresentado oralmente. Os recursos visuais são utilizados como complemento e auxiliar da apresentação e do apresentador.
Bem, essas são algumas regras fundamentais para ajudar você a desenvolver uma apresentação assertiva, lhe conferindo ainda mais credibilidade e profissionalismo. Entregar a mensagem de forma precisa e concisa é a melhor maneira de se certificar que ela será lembrada pelo público.
Abraços
Rosana Zan – Instituto Comunica
Mentoria de comunicação & carreira
Dicas fundamentais para apresentação com PowerPoint