A comunicação assertiva é um processo muito mais complexo do que apenas descreve-lo como uma via de mão dupla. Os líderes, em todos os níveis, precisam compreender muito mais sobre esse processo do que apenas a dinâmica de enviar e receber informações.

E a principal justificativa está na realidade de que a comunicação eficaz é um pilar da liderança. Os verdadeiros líderes são comunicadores habilidosos nas mais diversas demandas de relacionamento. Desde aquelas que envolvem o ambiente organizacional, passando por comunidades e grupos, até os de âmbito global. Seja um líder estratégico com uma comunicação assertiva

Articular as ideias com clareza, saber expressa-las e ter a capacidade de compartilhar informações com uma infinidade de públicos-alvo, se fazendo entender, é prerrogativa de um bom líder. Lidar com os fluxos rápidos e estratégicos de informação dentro da organização, entre clientes, parceiros e influenciadores.

Para isso, dentro de todo processo de comunicação, há posturas, atitudes e habilidades que o líder pode desenvolver para alcançar um nível de excelência na comunicação, e, por consequência, em seus resultados como líder e pessoa.

  • Pratique o autoconhecimento:

A prática do autoconhecimento lhe permite uma compreensão mais clara sobre o que te move em suas escolhas. Você pode identificar crenças e valores, os quais muitas vezes lhe “guiam” quase que de forma automática, interferindo no modo como se relaciona, interage e se comunica.

  • Seja verdadeiro:

Ser honesto e sincero consigo e com aqueles com quem se relaciona. Estamos falando da comunicação entre seres humanos, portanto, se expresse por sua própria voz, de forma humanizada e empática. Esqueça a linguagem corporativa ou posturas moldadas que não estejam alinhadas com sua essência. Se permita ser quem você é, respeitando suas origens, sua cultura e o que você valoriza em sua comunicação. As empresas são feitas por pessoas, e elas sabem reconhecer se há verdade na fala daquele que se comunica. Ao ser verdadeiro o líder aumenta o grau de confiança e de engajamento de sua equipe e sua audiência.

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  • Se faça presente:

Se você quer se comunicar bem, se faça presente. Não seja conhecido apenas por seus e-mails e mensagens oficiais. Sempre que puder, estabeleça uma conexão real com as pessoas e com sua equipe. Elas desejam ver e conhecer quem você é para se sentirem conectadas ao trabalho que você quer que elas façam. Encontre formas de interagir com todos os seus grupos e partes interessadas.

  • Escute:

 Bons comunicadores também são bons ouvintes. Como líder, se permita escutar. Incentive a outra pessoa a compartilhar ideias e soluções antes de você dar a sua opinião ou sugestão. Pratique 80% de escuta e 20% de fala. Quando você pratica a escuta ativa, obtém uma compreensão clara da perspectiva, do conhecimento e da intenção da outra pessoa. Escutar promove confiança, respeito, empatia e abertura. Permita que as pessoas transmitam seus questionamentos, dúvidas, queixas e sugestões. Faça perguntas que promovam a abertura para que as pessoas expressem aquilo que pensam e sentem. Esteja verdadeiramente atento, respeitando o que é dito – e o que não é dito.

  • Seja claro:

Comunique informações, pensamentos e ideias com clareza – e com frequência – em diferentes mídias. Mantenha os processos abertos e transparentes, encontrando maneiras de facilitar o caminho e acesso da comunicação com sua equipe ou organização. Diga o que você quer dizer. Seja direto. Não se esconda atrás da complexidade ou acumule uma tonelada de informações. Comunicação simples pode ser uma comunicação inteligente.

  • Explore as histórias:

Quando você conta uma boa história, você dá vida a uma visão, meta ou objetivo. Contar boas histórias cria confiança, conquista corações e mentes e aguça a visão. Além disso, as pessoas acham mais fácil assimilar e repetir uma história ou se referir a uma imagem ou citação do que falar sobre uma declaração de visão, um documento de estratégia ou um plano de negócios.

  • Seja coerente:

Atitudes, gestos, comportamentos, podem falar mais que mil palavras. Se as pessoas ouvirem uma coisa e virem outra, sua credibilidade será abalada. Suas ações comunicam um mundo de informações – seja claro nas mensagens que você envia quando não está falando uma palavra. Essas atitudes permitem que um líder estratégico tenha uma comunicação assertiva.

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Abraços

Rosana Zan – Instituto Comunica
Mentoria em comunicação & carreira

 

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