A comunicação assertiva é um processo muito mais complexo do que apenas descreve-lo como uma via de mão dupla. Os líderes, em todos os níveis, precisam compreender muito mais sobre esse processo do que apenas a dinâmica de enviar e receber informações.
E a principal justificativa está na realidade de que a comunicação eficaz é um pilar da liderança. Os verdadeiros líderes são comunicadores habilidosos nas mais diversas demandas de relacionamento. Desde aquelas que envolvem o ambiente organizacional, passando por comunidades e grupos, até os de âmbito global. Seja um líder estratégico com uma comunicação assertiva
Articular as ideias com clareza, saber expressa-las e ter a capacidade de compartilhar informações com uma infinidade de públicos-alvo, se fazendo entender, é prerrogativa de um bom líder. Lidar com os fluxos rápidos e estratégicos de informação dentro da organização, entre clientes, parceiros e influenciadores.
Para isso, dentro de todo processo de comunicação, há posturas, atitudes e habilidades que o líder pode desenvolver para alcançar um nível de excelência na comunicação, e, por consequência, em seus resultados como líder e pessoa.
-
Pratique o autoconhecimento:
A prática do autoconhecimento lhe permite uma compreensão mais clara sobre o que te move em suas escolhas. Você pode identificar crenças e valores, os quais muitas vezes lhe “guiam” quase que de forma automática, interferindo no modo como se relaciona, interage e se comunica.
-
Seja verdadeiro:
Ser honesto e sincero consigo e com aqueles com quem se relaciona. Estamos falando da comunicação entre seres humanos, portanto, se expresse por sua própria voz, de forma humanizada e empática. Esqueça a linguagem corporativa ou posturas moldadas que não estejam alinhadas com sua essência. Se permita ser quem você é, respeitando suas origens, sua cultura e o que você valoriza em sua comunicação. As empresas são feitas por pessoas, e elas sabem reconhecer se há verdade na fala daquele que se comunica. Ao ser verdadeiro o líder aumenta o grau de confiança e de engajamento de sua equipe e sua audiência.
>>>> E-book de Comunicação Assertiva gratuito – Clique aqui
-
Se faça presente:
Se você quer se comunicar bem, se faça presente. Não seja conhecido apenas por seus e-mails e mensagens oficiais. Sempre que puder, estabeleça uma conexão real com as pessoas e com sua equipe. Elas desejam ver e conhecer quem você é para se sentirem conectadas ao trabalho que você quer que elas façam. Encontre formas de interagir com todos os seus grupos e partes interessadas.
-
Escute:
Bons comunicadores também são bons ouvintes. Como líder, se permita escutar. Incentive a outra pessoa a compartilhar ideias e soluções antes de você dar a sua opinião ou sugestão. Pratique 80% de escuta e 20% de fala. Quando você pratica a escuta ativa, obtém uma compreensão clara da perspectiva, do conhecimento e da intenção da outra pessoa. Escutar promove confiança, respeito, empatia e abertura. Permita que as pessoas transmitam seus questionamentos, dúvidas, queixas e sugestões. Faça perguntas que promovam a abertura para que as pessoas expressem aquilo que pensam e sentem. Esteja verdadeiramente atento, respeitando o que é dito – e o que não é dito.
-
Seja claro:
Comunique informações, pensamentos e ideias com clareza – e com frequência – em diferentes mídias. Mantenha os processos abertos e transparentes, encontrando maneiras de facilitar o caminho e acesso da comunicação com sua equipe ou organização. Diga o que você quer dizer. Seja direto. Não se esconda atrás da complexidade ou acumule uma tonelada de informações. Comunicação simples pode ser uma comunicação inteligente.
-
Explore as histórias:
Quando você conta uma boa história, você dá vida a uma visão, meta ou objetivo. Contar boas histórias cria confiança, conquista corações e mentes e aguça a visão. Além disso, as pessoas acham mais fácil assimilar e repetir uma história ou se referir a uma imagem ou citação do que falar sobre uma declaração de visão, um documento de estratégia ou um plano de negócios.
-
Seja coerente:
Atitudes, gestos, comportamentos, podem falar mais que mil palavras. Se as pessoas ouvirem uma coisa e virem outra, sua credibilidade será abalada. Suas ações comunicam um mundo de informações – seja claro nas mensagens que você envia quando não está falando uma palavra. Essas atitudes permitem que um líder estratégico tenha uma comunicação assertiva.
Deseja desenvolver sua comunicação? Eu posso te ajudar! Conheça meu processo de Mentoria em comunicação e carreira.
Abraços
Rosana Zan – Instituto Comunica
Mentoria em comunicação & carreira