Vou ministrar uma palestra! E agora?
Realmente! Ministrar uma palestra gera um certo pânico em muitos profissionais. Mas como sempre falo, ser um bom palestrante não é exclusividade daqueles que nasceram com o dom para falar em público. Lógico que algumas pessoas têm mais facilidade e habilidade para estar em um palco, à frente de uma plateia.
Mas todos podemos desenvolver essa habilidade. Basta um pouco de treino, boa vontade, planejamento e, lógico, domínio do conteúdo a ser compartilhado. Cinco dicas para uma palestra de sucesso.
Para isso, algumas dicas são fundamentais se você deseja ser bem sucedido(a) como um(a) palestrante.
Nesse primeiro post sobre o assunto, separei 5 dicas. Vamos a elas:
-
Conheça seu público:
Para quem você irá falar? Estudantes, profissionais já conhecedores do assunto, uma plateia mista? Quanto mais informações você tiver do público, melhor. Isso irá balizar seu conteúdo, como será a linguagem utilizada, suas estratégias de abordagens e interação com esse público e o quanto você deve ou não aprofundar o assunto. Essa primeira dica é fundamental.
-
Planeje e organize o conteúdo:
Faça isso com a máxima antecedência possível. Defina uma linha de raciocínio para tornar sua apresentação coesa. Quais as mensagens principais você deseja passar? Qual o objetivo deseja alcançar com sua palestra? Alinhe o conteúdo com o tempo que terá para ministra-la. Aliás, lembre-se que o tempo está cada vez mais escasso e precioso. Muitas palestras hoje têm um tempo de 30 minutos, por exemplo. Portanto, é preciso objetividade e poder de síntese.
-
Domine o assunto:
Um dos pontos mais importantes. Quando falamos de palestra, estamos falando também de um profissional expert que estará compartilhando seus conhecimentos, experiências e informações referentes a uma determinada área e tema. Portanto, dominar o assunto significa falar com propriedade de causa, com confiança e autoridade. O público estará presente para ouvir seus conhecimentos. Ele tem uma expectativa em relação ao seu conteúdo. Porém, cuidado para não extrapolar na quantidade de informações.
Lembre-se do item anterior. Uma palestra geralmente gira em torno de um tema e objetivo. O tempo disponível nem sempre é suficiente para abordar tudo o que gostaria e sabe. Faça um recorte daquilo que considera mais importante em termos de conteúdo para aquele momento e público e tenha foco. Trabalhar com dados para sustentar suas falas e cases e histórias para tornar sua apresentação mais cativante e o público mais atento. -
Tenha informação sobre o local e a infraestrutura:
Você com certeza se recorda de estar em um evento no qual os problemas técnicos afetaram o início ou a qualidade da palestra. Por isso, é muito importante saber tudo sobre o local onde você irá ministrar a sua palestra. Se está sendo contratado ou convidado para dar uma palestra, obtenha todas essas informações com a empresa que está a frente do evento. Pergunte sobre o tamanho de palco, os recursos de tecnologia, se terá alguém para lhe ajudar com os equipamentos e recursos audiovisuais. Tenha sempre um backup do conteúdo, tanto em dispositivo físico, como também esse conteúdo com acesso online. Deixe claro para os organizadores do evento, quais recursos você irá precisar no decorrer da sua palestra. Por exemplo, vídeo, som, internet…
Por experiência, já tive problemas técnicos diversos. Por exemplo, a incompatibilidade do sistema IOS com outros sistemas e equipamentos. Nem todos aceitam uma formatação ou um arquivo configurado nesse sistema. Hoje, dependendo do local, do evento e da palestra, levo meu MAC, cabos e outros controles específicos. Quanto menos imprevistos, mais tranquilidade você terá para iniciar sua fala, evitando atrasos e aborrecimentos, inclusive da plateia. Não deixe para conhecer sobre o espaço na última hora, porque isso poderá impactar tudo o que planejou e gerar insegurança e comprometimento em sua apresentação. Cinco dicas para uma palestra de sucesso -
Planeje a interação com a plateia:
Tenha presença de palco. Ao saber com antecedência o layout do espaço e tamanho do palco, você pode visualizar seus movimentos e gestos durante sua fala. Dê atenção para todos os lados da plateia. Saiba se será possível ou em que momento você poderá fazer uma pergunta para o público, uma dinâmica ou interagir com ele de alguma forma. Lembre-se também de reservar um tempo para perguntas ao final. É importante que isso seja avisado no início da palestra. Dentro do possível, tente olhar para os participantes, olho no olho. Um forma de interação importante com seu público. Cinco dicas para uma palestra de sucesso
Aproveite e explore todas as oportunidade de compartilhar sua experiência. Essa é uma prática que gera credibilidade para você (sua marca pessoal) e sua empresa.
Em breve compartilho com você a segunda parte desse conteúdo! Caso tenha alguma dúvida ou pergunta sobre esse assunto, deixe nos comentários que abordarei no próximo post.
Deseja ter uma comunicação assertiva, seja na vida pessoal ou profissional? Eu posso te ajudar! Conheça minha metodologia em meu processo de mentoria em comunicação e carreira. Ficarei feliz em lhe atender! Clique aqui e saiba mais!
Abraços
Rosana Zan – Instituto Comunica
Mentoria em Comunicação & Carreira