Compartilhar uma ideia, conhecimento, experiência, não é tão simples quanto estalar os dedos. As coisas não mudam ou acontecem instantaneamente, e da forma como queremos. É preciso conhecimento e treino. No caso de falar em público não é diferente. Cinco dicas para uma palestra de sucesso – parte II
Essa é uma habilidade mais natural para alguns do que para outros. Mas é uma habilidade que pode ser treinada e aperfeiçoada. À medida que vamos aprendendo e praticando, percebemos que muito dos medos e bloqueios que temos ao pensar em falar em público, mudam ou desaparecem. Leva tempo? Sim! Mas as conquistas valem cada minuto investido quando se deseja ser um(a) bom(a) palestrante. Posso garantir a você!
E para te ajudar nesse desafio, compartilho as cinco dicas (práticas) que utilizo como palestrante e coach. Como especialista em comunicação, garanto a você que elas são eficazes, principalmente, porque foram testadas por mim, inclusive em curso que ministro sobre o assunto.
Minha experiência!
Quando entrei para trabalhar na primeira grande empresa, ainda cursava a faculdade de Relações Públicas. Não teve jeito. Tive que começar a enfrentar o protagonismo ao participar de reuniões, fazer apresentações para líderes e CEOs, além das próprias apresentações na universidade. A partir daí não parei mais. Minha trajetória como profissional, docente e pesquisadora, me exigiram abraçar e vencer esse desafio.
Hoje, já são mais de trinta anos ministrando palestras, cursos, treinamentos e minhas próprias propostas para empresas. Portanto, me sinto segura e muito grata em poder compartilhar, nesse artigo – parte II, dicas tão importantes para te ajudar a enfrentar os palcos com assertividade e confiança, para que você possa compartilhar seu conhecimento. Ah, se você não leu a primeira parte do artigo, clique nesse link abaixo.
>>>> 5 dicas para uma palestra de sucesso – Parte I
Vamos às dicas:
1. Seja autêntico:
Um dos grandes erros que podemos cometer como palestrante é querer modelar alguém que admiramos. Não faça isso. Você pode estudar e analisar seus oradores favoritos, a performance em palco, suas técnicas, mas não queira imita-los(as). Não vai funcionar. Pelo contrário. Os desafios para você serão muito maiores. Vencer os medos, a insegurança e ainda tentar ser, gesticular e falar como alguém que não é, vai complicar. Seja você! Seja autêntico(a)! O público está presente para te ouvir e a seus conhecimentos e saber quem você é.
2. Não queira a perfeição:
Quando entendi que era muito mais assertivo ser uma pessoa genuína, compartilhando meus erros, desafios, soluções, aprendizados, tudo fluiu melhor. Querer dar uma palestra perfeita não é o objetivo. O perfeito é chato. Rsrsrs. Aprendi que inspirar com minha história e autenticidade é o que faz a diferença. Uma das maiores causar do medo é justamente querer passar uma imagem de “perfeição”. As pessoas não querem ver e ouvir uma pessoa perfeita e nem sobre uma pessoa perfeita. O público se conecta com a pessoa autêntica e que descobriu algo em sua jornada. Já brinquei “em” e “com” o público por um deslize, por uma falha e por meus próprios erros ao longo da vida. Afinal, sou como eles, humana, passível de falhas e acertos. Estou ali porque tenho algo de valioso e importante que descobri ou aprendi com a vida e, com certeza, com minhas tentativas, erros e acertos.
3. Estabeleça conexão:
Quando a questão é envolvimento do público, construa seu discurso a partir do emocional, do coração e não diretamente do racional e do conteúdo. Lógico que o conteúdo a ser transmitido é importante, mas ao transmiti-lo é preciso mais. Como disse na parte I sobre esse tema, tenha claro o objetivo da sua palestra alinhado com o entendimento que você quer que o público tenha ao sair dela. Una os dois para estruturar seu conteúdo e sua fala. A partir daí, adicione um dos mais eficazes ingredientes – a paixão pelo que faz e fala. Com entusiasmo, você atrairá as pessoas. Caso contrário, poderá esgotar a energia da sala e truncar a sua mensagem. Fale para persuadir, não apenas para informar.
4. Vista-se de maneira confortável:
Essa é sempre uma dúvida, principalmente por parte das mulheres. O que vestir e como trabalhar os movimentos e a linguagem corporal? Primeiro, use roupas que te deixem confortável. Se você gosta e se sente bem de vestido, use-o. Você ficará mais a vontade, solta e menos tensa. Sapatos de salto deixam as mulheres elegantes, mas isso pode não significar conforto e segurança. Então, vá com sapatos que te permitam andar, caminhar no palco com segurança e comodidade. Quanto a linguagem corporal e os movimentos, evite aquilo que seja muito artificial. Mas nesse caso, ressalto que é preciso treino e atenção.
Não dá para estar no palco e a todo momento passar a mão no cabelo ou gesticular demais as mãos. Nem ficar andando de um ponto a outro do palco sem uma conexão com a mensagem ou com o público. Tenha um propósito para seus movimentos. Gesticular demais compromete a atenção das pessoas ou ainda pode transmitir uma sensação de muito nervosismo. Ao contrário, ficar parada, quase estática, pode transmitir falta de envolvimento com sua mensagem e com o plateia. Reforço a importância de treinar antes, de se observar. Pode fazer isso previamente, gravando com um celular e analisando depois o que você pode melhorar ou corrigir. Esteja ciente da sua linguagem corporal. Uma comunicação física correta, pode ter um impacto profundo em como sua mensagem é recebida e interpretada.
Aqui estão algumas maneiras de melhorar sua linguagem corporal:
* Estabeleça uma conexão visual com seu público, sempre estando de frente para ele.
* Não fique parado o tempo todo. Movimente-se livremente no espaço do palco.
* Evite cruzar os braços, deixar as mãos para trás ou na frente do corpo ou ainda colocar e manter as mãos no bolso. Deixe as mãos livres para uma expressiva mas cadenciada gesticulação.
5. Cuidado com as anotações:
Lembre-se, estamos falando de uma palestra. Isso significa que as pessoas desejam ouvi-lo(a), não ficar lendo slides ou vê-lo(a) preso(a) a inúmeras anotações. Portanto, não coloque o texto do seu discurso em slides. Slides são componentes importantes, mas coadjuvantes em uma apresentação. Devem conter apenas títulos e tópicos para dar ênfase sobre os pontos você vai discorrer. Lembrando que bons slides geralmente têm mais imagens do que texto. Também é importante assegurar-se de que as palavras ou imagens sejam grandes o suficiente para serem vistos pelas pessoas que estão no fundo da sala.
Suas anotações extras e de segurança podem estar abaixo dos slides, no software de apresentação. Excesso de informação nos slides tem vários efeitos prejudiciais, mas, principalmente, o de transparecer que você não é um especialista no assunto, colocando em xeque sua credibilidade. Não deixe a tecnologia obscurecer sua palestra, sua mensagem. Ela não pode fazer todo o trabalho para você.
Toda vez que você fizer uma apresentação, tire um tempo para pensar sobre o que funcionou e o que falhou. Se tudo correr bem, considere e comemore. Se algo não deu certo, analise qual o ponto e porque deu errado. Dessa forma você terá condições para buscar uma mudança e melhorar da próxima vez.
Enfrente seus medos! Você vencerá!
Falar em público faz parte da vida de todo profissional e você tem muito a ganhar aproveitando todas as oportunidades possíveis para trabalhar sua imagem e defender sua ideia e se projetar em sua área. A melhor maneira de lidar com os medos e a insegurança é enfrentando e abraçando o desafio de falar em público. Entendendo o quanto adquirir essa habilidade vai ajuda-lo(a) e ao seu público.
Espero que essas dicas sejam de muita valia para sua próxima apresentação. Lembre-se, a prática leva à perfeição e, com o tempo, você será capaz de dominar, se não todos, pelo menos a maioria dos medos que possui hoje.
Se você tiver comentários, dúvidas ou mais dicas, adicione-os abaixo e, claro, me conte se as dicas acima fizeram sentido para você. Seja muito bem sucedido(a) na sua próxima palestra!
Lembre-se: Desenvolva sua habilidade de comunicação e nunca mais terá insegurança para se posicionar, negociar e liderar.
Abraços
Rosana Zan – Instituto Comunica
Mentoria em Comunicação & Carreira