Vença o medo de falar em público! Se você sofre nessa situação, saiba que não está sozinho(a). Aliás, é normal ter ansiedade em relação ao desempenho quando se faz uma apresentação, uma palestra ou um discurso. Como profissional de comunicação, e com muitos anos de experiência como docente, palestrante e consultora, ainda me pego com o famoso frio na barriga quando tenho que estar à frente de uma plateia.

Isso sempre irá acontecer, afinal, por mais experiência que eu tenha, sempre encaro cada experiência como se fosse a primeira. Até porque, muitas situações realmente são distintas: o perfil de público, os objetivos do evento e da palestra ou apresentação, o tempo disponível para fala, o local, enfim. Portanto, tudo isso gera expectativa e certa ansiedade. Sigo nessa jornada que amo sempre aprendendo e disposta a compartilhar dicas e experiências com aqueles que desejam aprimorar a arte de estar a frente do público, transmitindo sua mensagem.. Vença o medo de falar em público

E, por essa longa e gratificante estrada da comunicação, digo a você que é possível superar seu medo para que possa se sair e se sentir muito bem ao ter que falar em público. Eu sempre digo: antes de iniciar a fala vem a ansiedade e o medo, mas depois que descontraiu, tudo flui naturalmente.

 

E é assim mesmo!

 

Por mais competente e confiante que você seja em sua área de atuação, dificilmente as palavras “falar em público” não lhe causarão certo medo e ansiedade. Uma das primeiras coisas que meus clientes em mentoria de comunicação me relatam é: “só de pensar em falar para um grupo de pessoas que a sensação de medo se manifesta, as mãos começam a suar e o coração bate forte.” Sei como é! Mesmo sendo uma pessoa extrovertida, falante, já vivenciei todas essas sensações e a insegurança que o medo traz e vice-versa. E como disse, ainda sinto algumas borboletas voando no estômago quando estou prestes a assumir um microfone e um público.

Ok! Mas o que fazer então para superar esse medo e essas sensações desconfortantes, e muitas vezes paralisantes, de falar em público? Vamos lá! A primeira exigência está em você se conhecer. Isso é fundamental para quem deseja ter mais autocontrole sobre suas emoções e performance frente a uma plateia. Se autoconhecer vai lhe permitir entender e desbloquear alguns medos, crenças e conceitos que podem estar te sabotando e te impedindo de desenvolver suas habilidades de comunicação. Sem esse estágio, pode ficar muito mais difícil vencer seus medos e sua ansiedade de falar em público.

Obs.: Nesse sentido, desenvolvi um E-book com um conteúdo fácil para te ajudar a ter consciência de como isso acontece. Você pode baixar nesse link abaixo.

 

>>> Esse E-book podem mudar a maneira como você se comunica.

 

Aqui, vou compartilhar com você algumas técnicas que utilizo, e que você pode praticar. Tenho certeza que elas são muito eficientes e irão te ajudar. Vamos a elas:

Comece! Pratique!

Não tem jeito. Se você ainda é novato na arte de falar em público, comece a praticar. Uma estratégia é reunir alguns amigos ou familiares e fazer a eles uma apresentação sobre um assunto que domina (mesmo que seja breve). Explique que você está exercitando a oratória. Através desse treino você vai construindo sua confiança. Nesse momento, não pense no tamanho do público. O importante é você conhecer sobre o assunto que vai falar e treinar sua forma de apresentação. Leve tudo muito a sério. Ao final, peça feedbacks em relação a sua performance e, principalmente, verifique se realmente compreenderam o conteúdo que você apresentou.Vença o medo de falar em público

Prepare-se:

Conheça sobre o assunto que vai falar e sobre o material que preparou. Esse é um dos pontos mais relevantes para aliviar o medo de falar em público. Quando você tem domínio sobre o que vai abordar, o medo e a insegurança diminuem e ficam mais fáceis de serem controlados. Eu sempre dou muita atenção à preparação dos meus conteúdos, treinando as falas, o tempo e a apresentação.

Compartilhando minha experiência: recentemente, passei por uma situação delicada. Ao preparar para iniciar minha palestra, meu arquivo com a apresentação não abria no computador da sala do evento. Uma das organizadoras sugeriu que eu iniciasse a palestra sem essa apresentação de apoio. Não concordei! Solicitei ao operador do datashow que desse especial atenção a isso, e conseguimos abrir o arquivo com o material que havia preparado como recurso visual.

Lógico que esse processo para conseguir abrir o arquivo foi rápido, até porque eu sempre tenho várias formas de acesso ao conteúdo, já prevendo que algum caminho pode falhar. Porém, saber que aquela apresentação em slides enriqueceria minhas falas e tornaria a compreensão muito mais clara para o público, foi o maior motivo para eu insistir em ter esse recurso visual. Ele também iria me guiar durante a explanação do conteúdo.

Lembre-se que a capacidade de se conectar com seu público vem da confiança que você terá em relação ao seu desempenho. Ensaie várias vezes antes do grande dia. Se possível, grave e cronometre sua apresentação para avaliar sua performance, fazer ajustes, verificar o tempo, e, assim, ganhar confiança. Esse é um estágio pelo qual sempre passo quando vou fazer minhas palestras ou aulas. É um cuidado comigo enquanto profissional, com meu trabalho e com meus públicos. E essa é uma técnica que sempre me dá segurança e diminui toda e qualquer ansiedade.

Não queira decorar suas falas:

Esse é um grande equivoco que vejo algumas pessoas cometerem. Dominar a arte de falar em público não vem da memorização, palavra por palavra, de todo o seu discurso. Isso só o(a) deixará mais tenso(a), afinal, será quase um teste de memória. É mais seguro conhecer muito sobre o que você vai abordar, o objetivo a alcançar com sua fala e sobre o roteiro que preparou para esse discurso. Tenha esse roteiro em mãos, com os pontos chave a serem abordados. Eu, particularmente, sempre preparo uma apresentação visual com slides, utilizando imagens e palavras chave. Esse recurso não só ajuda a memorização dos pontos mais importantes por parte do público, como também me auxilia na condução da minha fala. Além do mais, me tranquiliza em relação a direção do meu raciocínio e em relação ao começo, meio e fim do tema a ser abordado.

Reduza o estresse:

O momento mais assustador de qualquer apresentação são os minutos que antecedem sua entrada no palco. Mas você pode minimizar a sensação de borboletas voando no estômago e a ansiedade. Chegue mais cedo ao local onde irá proferir sua palestra, aula ou apresentação. Se ambientar com o espaço, com o palco, com os recursos que utilizará também ajuda muito. Teste sua apresentação. A partir daí, você já quebra as primeiras sensações de ansiedade pelo desconhecido.

Depois, preste atenção a sua respiração. Se possível, vá a um local reservado, e respire fundo algumas vezes para reduzir o estresse e aumentar a confiança, e tente visualizar um resultado positivo. Lembre-se que você está ali porque tem algo interessante a compartilhar e as pessoas estão esperando por isso. Defina como irá começar, e pense nas primeiras palavras que irá dizer quando estiver à frente da plateia.

Quebre a formalidade:

Eu gosto dessa estratégia. Me sinto mais acolhida e com a sensação de quebrar qualquer barreira. Ao começar a falar em público, diga um “bom dia” ou “boa noite” com energia e espere a plateia responder. Agradeça pela oportunidade de estar com eles e apresente, em poucas palavras, o que vai abordar. Também, se possível, encaminhe-se para alguns membros da plateia, nas primeiras fileiras. Olhe para eles, nos olhos, para aliviar os nervos e se conectar com seu público. Isso quebra a sua percepção de distanciamento da plateia, te dá uma sensação de estar em uma conversa informal. Dessa forma, você vai aos poucos se soltando, se tranquilizando e tomando conta do momento.

Envolva o público:

Sempre que posso, estabeleço uma conexão com meu público através de algum diálogo, durante minha fala. Descarte o monólogo. Isso é muito cansativo. Faça da sua palestra uma interação com perguntas, trazendo esse público a participar com você desse momento, inclusive para reduzir o tédio. Crie empatia entre você e seu público e mantenha o interesse. Ter o grupo envolvido também lhe dará tempo para reorganizar seus pensamentos, caso perceba que algo está saindo fora do planejado, e possa comprometer o resultado desejado.Vença o medo de falar em público

Bem, essas são algumas das técnicas que você pode utilizar para superar o medo de falar em público. Não deixe de conquistar seus objetivos e o sucesso em suas empreitadas, principalmente profissional, por medo de se apresentar e ao seu trabalho.

Faça do falar em público parte do seu plano de marketing pessoal e profissional e aumente o sucesso do seu negócio. Com prática e tempo, você vai vencer seu medo e vai se perguntar: porque não comecei mais cedo?

Se quiser saber mais sobre como desenvolver sua habilidade de comunicação, deixe seu comentário ou dúvida abaixo. Convido você a fazer parte da minha lista VIP, se cadastrando para receber em primeira mão, todas as informações que posto aqui.

Abraços

Rosana Zan – Instituto Comunica
Mentoria em comunicação e carreira

Agende sua mentoria!

Pin It on Pinterest

Share This