Sim, isso mesmo! Ter uma comunicação autêntica é mais que um clichê. Não existe tamanho único para a comunicação. A sua autenticidade é que destaca a sua comunicação. Mas vamos entender melhor essa afirmação.
Você já se pegou afirmando?:
Nossa, como aquela pessoa fala bem!
Ou… aquele palestrante tem uma excelente oratória!
Ou… nosso líder tem uma fala segura, que gera confiança!
Muito bem! Com certeza eles possuem uma das características mais importantes para se comunicar com assertividade – a autenticidade.
Todos sabemos que boas habilidades de comunicação significam falar claramente, ouvir com atenção e fazer as perguntas certas. Mas há mais do que isso na comunicação assertiva. Para garantir que haja verdadeira conexão entre você e seu público, é preciso ser autêntico(a).
Mas como definir uma comunicação autêntica ou se comunicar com autenticidade?
Eu diria que ela está diretamente ligada a intenção e consciência. Quando você realmente deseja criar uma conexão com o outro, com quem está falando e vice-versa. E essa intenção se traduz como:
. Falando com suas próprias palavras, se apropriando delas.
. Sendo honesto e claro sobre o que vê, sente e acredita.
. Assumindo e se responsabilizando por suas falas e ações.
. Procurando entender, respeitar e se identificar com a outra pessoa.
Talvez não pareça simples. Então vamos nos aprofundar!!
A chave da autenticidade está em realmente se permitir ver a pessoa com quem está falando e se permitir ser visto. Ao falar isso para meu cliente de Mentoria em Comunicação, ele me respondeu: “Mas Rosana, isso parece assustador e envolve um certo grau de vulnerabilidade”. Sim, realmente! Para ser autêntico, você precisa ser real. Significa mostrar ao outro a sua verdade. Como bem disse Bruce Lee:
Seja sempre você mesmo, expresse-se, tenha fé em si mesmo, não procure uma personalidade de sucesso e a duplique.
Comunicar com autenticidade é estar confortável com quem você é e sua história. Peço licença para falar usando a minha experiência. Garanto a você que em todas as situações que me comuniquei com autenticidade alcancei o envolvimento da minha plateia, indiscutivelmente. Eu a defendo porque posso atestar que a comunicação autêntica te permite alcançar a conexão com quem fala ou pra quem você fala. Inclusive, eu trabalho a autenticidade como um dos pilares da comunicação assertiva.
Se analisarmos, o relacionamento que temos no ambiente corporativo, por exemplo, é quase sempre pessoal – uma pessoa se relacionando com outra. Portanto, o que é verdadeiro com a família e os amigos é verdadeiro nos negócios – confiança e autenticidade são essenciais. Mas e se eu me mostrar diferente do padrão? Aí está o seu valor! É sua essência, seu conhecimento e sua singularidade. Você se destaca e se sai muito melhor sendo autentico e verdadeiro, inclusive na comunicação. Muitos profissionais se diferenciam por sua liderança, porque se comunicam de forma autêntica. A partir daí, criam melhores relacionamentos e estabelecem confiança.
Cada um de nós tem as próprias experiências, características e valores. É isso que nos torna únicos e nos diferencia. Porque tudo impacta na forma como você se comunica. E você pode explorar sua forma única de ser, através dos seus pontos fortes, e se comunicar de forma autêntica, segura e assertiva.
Para isso, invista no autoconhecimento
Não tente se espelhar nesse ou naquele. Não tente “vestir” o perfil de comunicação de alguém. Referências são boas, lógico, mas para nos incentivar, não para nos moldar. O que vai te destacar na comunicação é justamente o conteúdo de sua fala, gestos e atitudes autênticas. Há caminhos, descobertas, técnicas e aprendizados. Mas o primeiro passo vem do autoconhecimento. Só ele revela suas forças e aqueles pontos que você pode trabalhar para se apropriar verdadeiramente de quem é e reverberar tudo isso para sua comunicação.
Respeite a si mesmo e aos outros
No entanto, se comunicar com autenticidade não significa apenas um chavão, um clichê. Também não significa dizer o que pensamos a todo e qualquer custo. A comunicação eficaz se define como um processo bidirecional. E um de seus elementos mais importantes é ser capaz de entender e se identificar com o receptor.
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Quando você se comunica autenticamente, se assegura de que a outra pessoa ouve seus sentimentos e necessidades, da mesma forma como você também ouve os sentimentos e necessidades dela. Certifique-se de que, quando estiver ouvindo, esteja totalmente focado no orador e não ensaiando sua resposta, julgamento etc. As habilidades de escuta denotam nossa empatia e autenticidade, inclusive na comunicação.
Ser autêntico na forma como se comunica significa também assumir a responsabilidade por seus próprios sentimentos. É falar por si mesmo usando a palavra “eu”. Ao usar a palavra “você”, significa que está se concentrando na outra pessoa e não em si mesmo. A palavra “eu” coloca você em contato com seus sentimentos. Veja esse exemplo: “Você não tem o direito de dizer isso para mim!” Seria mais autêntico você falar: “Me sinto chateado(a) quando ouço declarações como essa!” Você não precisa atribuir ao outro os seus sentimentos ou colocar alguém para se expressar por você.
Seja autoconsciente
Essa é uma outra característica daquele que fala com autenticidade. Trabalhe para ter consciência de seus próprios preconceitos, tendências, gatilhos e julgamentos. Quanto mais cedo você se conscientizar de suas reações e gatilhos específicos, mais cedo poderá controla-los. Lembrando que todo julgamento, preconceito, entre outros, interferem na sua forma de se comunicar. Por isso a importância do autoconhecimento, como mencionei acima.
A comunicação autentica traz consigo todo o seu ser – seus pensamentos, sentimentos e experiências. Você mostra aos outros que se respeita, assim como a eles. Quando você é honesto e direto, as pessoas prestam atenção e lhe escutam, o que eleva sua confiança. Ser autêntico te assegura credibilidade e o torna melhor e mais assertivo no trabalho e na vida.
Isso faz sentido para você? O que te impede de assumir uma comunicação autêntica?
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E você? Tem alguma dificuldade ou dúvida na comunicação que gostaria de trabalhar? Me conta nos comentários ou por mensagem. Assim posso te responder e te ajudar!!
Vamos juntos desenvolver sua habilidade de se comunicar de forma segura, autêntica e objetiva e nunca mais terá insegurança para se posicionar, negociar e liderar.
Abraços
Rosana Zan – Instituto Comunica
Mentoria em Comunicação & Carreira