Para falar sobre os impactos da comunicação assertiva na liderança, começo falando da minha experiência como mentora. Quando afirmam que o trabalho de mentoria é uma estrada maravilhosa e que não se percorre sozinho, estão corretos. Ele é extremamente gratificante. E hoje, quero compartilhar com vocês o resultado de algumas ricas sessões, fruto da troca generosa entre mentor e mentorado, nas quais trabalhamos a comunicação e a liderança como eixos centrais.
Insights ricos e positivos
São insights ricos e positivos sobre o papel que a comunicação exerce em benefício do líder, da sua equipe e da empresa. Ela permite a conexão e se alimenta dela. Vários de meus mentorados ocupam cargo de liderança. Todos têm a consciência da responsabilidade à frente de suas equipes e seus resultados. Mas nem todos conseguem transformar essa consciência em ações efetivas. Sabem também que inúmeros problemas de comunicação, no âmbito das empresas, reverberam negativamente não só a ela, como às suas carreiras. Impactos da comunicação assertiva na liderança
Para eles, a grande maioria dos líderes não é parceira nos momentos desafiadores, nos quais os funcionários poderiam vê-los e tê-los como confiáveis. Porque líderes eficazes sabem que a comunicação saudável requer a energia da conexão – com inclusão, reconhecimento, orientações claras, interação e feedback significativos. A produtividade e os bons resultados estão diretamente ligados ao padrão efetivo da comunicação entre líderes e suas equipes.
Muito bem!
O que mais me trouxe gratificação por esse dia, foi ouvir que todos são intencionais sobre a construção de um senso real e efetivo de interação e conexão com suas equipes e a apreciação e valorização de seus funcionários. Para isso trouxemos à luz dos debates, ações, posturas e atitudes necessárias aos líderes, em situações diferentes.
Um pacto de comprometimento que envolve:
Verbalizar um elogio ou reconhecimento:
“Reconheço como você se dedica para o alcance das metas e como trabalha para promover o engajamento de todos”. Os líderes precisam observar as contribuições individuais e específicas dos seus liderados e demonstrar que ele as percebe e valoriza.Impactos da comunicação assertiva na liderança
Demonstrar gratidão:
As interações diárias, do estacionamento ao escritório, representam excelentes oportunidades para os líderes se envolverem em interações dinâmicas e mostrarem apreço pelos esforços de seus funcionários. O reconhecimento público em uma reunião da equipe ou um agradecimento em um boletim informativo ou e-mail também são significativos.
Estabelecer um ambiente de confiança:
Os funcionários não compartilham suas ideias com líderes que sempre têm a resposta certa ou que recebem crédito por ideias apropriadas de outras pessoas. Os líderes precisam demonstrar confiança em seu capital humano. Perguntar proativamente aos funcionários: “Como você acha que podemos melhorar?” “O que está travando nosso processo?” “O que você ama nesse trabalho que estamos fazendo?” Estabeleça um ambiente seguro e participativo, no qual as pessoas tenham a oportunidade de se expressar e serem reconhecidas por suas ideias.
Compartilhar a verdade:
As empresas operam em constante estado de mudança, ainda mais nesse momento atual de incertezas. E, infelizmente, com muita frequência, as informações são omitidas aos membros da equipe até o último minuto. A questão é que senão todos, mas a maioria percebe que está sendo privado de saber o que realmente está acontecendo e como isso envolve e afeta diretamente a sua vida. Isso se torna um grande fator de ansiedade e distração para os funcionários que esperam saber a verdade sobre seu futuro para estarem presentes em seu trabalho. Os líderes geralmente subestimam a capacidade dos funcionários de aceitar os “motivos e porquês” se forem informados de maneira honesta. Os líderes ganharão profundo respeito quando compartilharem o que souberem, assim que puderem compartilhar. Explicações reais são sempre melhores do que nenhuma explicação. São atitudes do líder que se mostra aliado de sua equipe.
Dar feedback com respeito e continuamente:
Dizer “tenho alguns comentários para fazer a você…” é uma péssima forma de apresentar uma avaliação. Também não espere uma avaliação de desempenho para dizer às pessoas como elas estão. Uma cultura de feedback contínuo é saudável, eficaz e denota atenção. Em particular, a geração do milênio quer mais treinamento e feedback do que as gerações anteriores.
Demonstrar humildade:
Líderes inteligentes e capazes, que sabem o que fazem, são bem respeitados, mas os funcionários gostam e confiam em líderes que não são apenas inteligentes, mas que em determinados momentos podem e sabem recuar e rir de seus próprios erros. Que são generosos e gratos com o que a vida lhes ensinou. Portanto, não tenha medo de mostrar que você também é humano. Impactos da comunicação assertiva na liderança
Conhecer seus funcionários:
Bom dia Rosana! Obrigado Pedro! Parabéns Joana! Como bem disse Dale Carnegie: “O nome de uma pessoa é para ela o som mais doce e importante em qualquer idioma“. Conheça seus funcionários pelo nome. Se a empresa é grande demais para saber o nome de todos, comece com as pessoas próximas. Não há desculpa para dizer “eu não sou bom em guardar nomes”. Isso é algo que pode e deve ser trabalhado. Que tal aplicar a estratégia da associação?
Espantosamente, percebemos que são atitudes, posturas e falas óbvias e simples que fazem a diferença. Então, por qual razão muitos líderes não as colocam em prática? Para a maioria das pessoas, as duas experiências mais poderosas da vida são alcançar e conectar-se. Mas se focarmos apenas em alcançar, não estamos indo bem na conexão. A comunicação assertiva, de alto nível, por exemplo, tem um forte pilar na conexão. Ela é sinergia. Sinônimo de troca de energia entre pessoas que prestam atenção umas às outras.
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Em alguns momentos de minha carreira como docente, ouvi de meus alunos que sempre teriam em mim uma referência de professora e pessoa humana. Isso eu atribuo a capacidade de conseguir estabelecer com eles uma conexão verdadeira como ser humano.
Líderes eficazes sabem que suas empresas, na verdade são pessoas
Com muita frequência, as empresas ficam aquém, não porque os líderes não entendem o negócio, mas porque não entendem o que as pessoas que trabalham para eles e com eles precisam para entregar o que tem de melhor.
Grande parte do sucesso de uma equipe está no padrão e nível de conexão que um líder tem com seus liderados, e na maneira como ele os capacita a estender esse padrão aos subordinados diretos, e assim por diante.
Em um ambiente de negócios, onde falta comprometimento dos funcionários, os responsáveis por essa realidade e por essas respostas são os líderes que não estão se conectando ativamente com as pessoas.
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Abraços
Rosana Zan – Instituto Comunica
Mentoria em comunicação e carreira