Aqui estão 5 regras de ouro ao falar em público. Elas podem parecer simples, mas te ajudarão a vencer uma das maiores causas do medo ao estar a frente de uma plateia, ou seja, ser julgado ou julgada por sua platéia.

Julgados por nosso tom de voz, por algum “branco” em nossa fala, por não atendermos às expectativas, por falharmos na exposição do conteúdo, entre inúmeros outros motivos. Mas saiba que você não está sozinho(a).

Porém, com experiência de mais de 30 anos como profissional de comunicação, posso te dizer que é possível mudar o mindset. Lembrar que a perfeição não existe, afinal, somos seres humanos nos relacionando com outros, e isso já é motivo de sobra para que alguma possível expectativa possa não ser atendida e causar uma certa crítica. Mas ok! O importante é estar receptivo aos feedbacks do público, ter humildade para reconhecer possíveis falhas ou entender que há fatores que não estão diretamente ligados à nós e nosso trabalho ou fogem ao nosso controle. Portanto, preste atenção a essas cinco regras e comece a aplica-las.

 

5 Regras de ouro ao falar em público:

 

1. Jamais vamos agradar a todos. Sempre haverá alguém que terá uma crítica ou outra. E tá tudo bem! É assim mesmo. Aliás, às vezes a crítica pode ser construtiva… (falo mais sobre isso abaixo).

2. Você não tem controle sobre o quê e como as outras pessoas pensam, fazem, dizem ou agem. Desde que você se prepare para falar com seu público, em todos os sentidos, às vezes, as críticas irão acontecer. E algumas, podem estar muito mais relacionadas com a insatisfação própria da pessoa ou até mesmo de sua falta de conhecimento e desinteresse sobre o assunto .

3. Cabe a quem estiver a frente de uma plateia ou grupo de pessoas, focar naquilo que realmente tem responsabilidade – isto envolve a postura, a fala, as reações, a escuta, o conhecimento, o posicionamento, a dedicação e preparo para esses momentos.

4. Hoje, esta é minha postura como palestrante, frente as críticas e julgamentos: há críticas que merecem ser consideradas para aprendermos e melhorarmos e outras que podemos descartar. Mas sempre me coloco aberta para avalia-las, buscando evitar julgamentos precipitados de minha parte sobre elas.

5. Não traga nenhuma crítica para o pessoal. Tente ser o mais imparcial e profissional possível. Às vezes, uma crítica pode abrir nossos olhos para melhorarmos ainda mais nossa performance como orador ou palestrante.

Por último, sempre respire fundo e vá em frente. E o mais importante: se prepare! Desenvolva sua habilidade de se comunicar com segurança, objetividade e assertividade. Você pode fazer da comunicação o canal para seu sucesso.

 

>>>> Quer desenvolver sua comunicação assertiva? Acesse o E-book gratuito de comunicação assertiva. Clique aqui!

 

Esse conteúdo foi útil para você? Deixe seu comentário abaixo. Ficarei feliz em conversar com você sobre comunicação! E lembre-se: Desenvolva sua habilidade de comunicação e nunca mais terá insegurança para se posicionar, negociar e liderar.

 

Abraços
Rosana  Zan – Instituto Comunica
Mentoria de comunicação & carreira

Agende sua mentoria!

Pin It on Pinterest

Share This