Isto mesmo! Você tem problemas na comunicação? Saiba se sua comunicação está na contramão. Vamos lá!
A comunicação é um processo de mão dupla, em que a mensagem na forma de ideias, pensamentos, sentimentos, opiniões é transmitida entre duas ou mais pessoas com a intenção de criar um entendimento compartilhado.
Bom, todos achamos que ela deva ser assim, certo? Sim! Pois é, mas infelizmente a realidade é outra.
Situações do dia a dia
Muitas situações corriqueiras nos mostram as causas dos problemas na comunicação, porém, nem sempre percebemos, mas elas são as causas de estarmos na contra mão em relação a forma como nos comunicamos. Abaixo, menciono algumas delas. Leia e analise com atenção e veja se você identifica alguma dessas posturas na sua forma de se comunicar:
* Geralmente, ouvimos para responder, não para compreender.
* Ultimamente, não temos tempo para nos comunicar estabelecendo uma verdadeira conexão com quem conversamos.
* Na maioria das vezes, falamos com o outro focados apenas em nossos interesses e entendimento.
* Quase sempre esquecemos que clareza e empatia são ingredientes essenciais da comunicação.
Viu? São comportamentos, quase que inconscientes, que temos quando conversamos e nos relacionamos nas mais diferentes situações e que envolvem a nossa forma de se comunicar. Entretanto, elas não são assertivas e comprometem os resultados que desejamos alcançar com nossos pares, seja na vida pessoal ou profissional.
Para você reduzir os problemas e ter uma comunicação de mão dupla desenvolva a empatia, a escuta ativa, a atenção e a presença. Com essas atitudes você estabelecerá uma conexão mais efetiva com as pessoas, afinal, ter habilidade ao se comunicar vai além de oratória. Seja na família, no trabalho, nos relacionamentos, a comunicação eficaz pede conexão verdadeira com quem e pra quem falamos.
Quer ter uma comunicação de alto nível e alcançar mais valor para sua vida pessoal e profissional? Eu posso te ajudar através da minha. Me mande uma mensagem e conversamos sobre seus desafios frente a sua comunicação e como você pode vence-los, se comunicando de forma autêntica. objetiva e segura.
>>>> Saiba mais! Mentoria em comunicação e carreira.
Desenvolva sua habilidade de comunicação e nunca mais terá insegurança para se posicionar, negociar e liderar.
Abraços
Rosana Zan – Instituto Comunica
Mentoria e cursos em Comunicação & Carreira