Habilidades de comunicação interpessoal são habilidades que você precisa e usa todos os dias e em todos os momentos de sua vida – seja profissional ou pessoal. E como está sua comunicação? Ela tem sido sua “parceira” no alcance de seus objetivos? DICAS PARA UMA COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL EFICAZ

Para te ajudar, abaixo estão algumas das habilidades mais importantes de comunicação que você pode desenvolver, considerando que grande parte da sua vida envolve a interação com as pessoas – amigos, colegas, parentes ou seu chefe. E acredite, você irá precisar muito delas.

As habilidades interpessoais também desempenham um papel estratégico no desenvolvimento de sua carreira. Plataformas como LinkedIn comprovam essa afirmação. Por isso, trago aqui dicas valiosas que te ajudarão a se expressar assertivamente.

A princípio, pode parecer uma coisa simples e natural de se fazer, porém, se conectar com as pessoas através da linguagem verbal e não verbal é um processo complexo e se torna mais desafiador quando você não sabe como a outra pessoa irá reagir à mensagem que você transmite. É aqui que a comunicação eficaz entra em jogo.

Há uma grande diferença entre “se comunicar” e “se comunicar com eficácia”.  Se comunicar com eficácia, exige que você tenha boas habilidades de comunicação, caso contrário, o resultado pode ser a quebra de confiança, conflitos nos relacionamentos, prejuízo nos negócios ou até mesmo, estagnação na carreira. Então vamos às dicas!

1. Demonstre uma linguagem corporal positiva –

Como diz o ditado, ‘a primeira impressão é a que fica’, portanto, esteja sempre atento(a) quando se trata de linguagem corporal. A linguagem não verbal tem um peso na forma como nos comunicamos e em como somos interpretados e entendidos, o que inclui a linguagem corporal. Portanto, se sua linguagem corporal estiver enviando sinais negativos e contrários à sua fala, a mensagem que você transmite verbalmente poderá ser controversa em sua essência, causando confusão no entendimento do seu interlocutor. Outro ponto importante a observar aqui é evitar qualquer barreira física entre você e a outra pessoa. As barreiras criam distrações e podem tornar o processo de comunicação desconfortável.

2. Não interrompa a outra pessoa –

É constrangedor interromper uma pessoa enquanto ela está falando. Ninguém gosta de ser interrompido, porque isso atrapalha o processo de raciocínio, além de ser desrespeitoso, claro. Se você perceber que é necessário uma interrupção, sendo importante pontuar algo em um momento exato, faça interrupções suaves e com respeito. Pergunte à pessoa se você pode interrompê-la e peça desculpas, sendo que o conteúdo de sua fala deve justificar essa interrupção.

3. Pense antes de falar –  

Outra atenção que reforça o ponto anterior é “analise antes de falar”. Você deve pensar em como suas palavras afetarão a pessoa com quem está se comunicando, antes de fazer qualquer comentário. Isso significa que você deve tentar se conectar com os sentimentos da outra pessoa para mostrar que realmente se preocupa com a conversa e com a relação entre vocês.

4. Tenha uma escuta ativa –

A capacidade de realmente escutar o que uma pessoa está dizendo, é em si uma habilidade e você deve se concentrar enquanto se comunica com os outros. Se você tiver excelente habilidade de escuta, será capaz de efetivamente se conectar e entender as palavras dessa pessoa com mais clareza, e reagir de maneira positiva. Também enviará um sinal à outra pessoa de que você se preocupa com o que ela tem a dizer.

5. Não seja passivo ou agressivo. Seja assertivo(a) –

Algumas pessoas tendem a ficar na defensiva ou atacar durante as conversas. Você não precisa se exaltar quando alguém aponta seus erros, por exemplo, ficando na defensiva ou atacando. Mantenha a tranquilidade e coloque em prática a máxima – escute para entender, não para responder. Assim você terá condições, clareza e discernimento para que possa compreender o que realmente está sendo dito e discutido. Sempre busque ter o equilíbrio na conversa, contribuindo para que ela possa fluir de maneira assertiva para todos os envolvidos.

6. Mantenha a conexão –

Estabelecer uma conexão verdadeira com quem se fala é um dos segredos do sucesso no processo de comunicação. Por exemplo, fique atendo ao contexto do que está sendo tratado, evitando trazer algo totalmente alheio à discussão. Porque isso poderá comprometer o desenvolvimento da fala e do raciocínio por parte de todos, além de desperdiçar o tempo das pessoas envolvidas. Se você se desviar do assunto, prejudicará sua compreensão, suas colocações e poderá comprometer toda a ideia central em questão.

7. Confie em suas ideias –

Acredite e confie no que você diz, se responsabilizando por suas palavras. Essa postura aumenta a confiança que as outras pessoas depositam em você, permitindo que a conversa flua com mais liberdade e resultado. Dicas para uma comunicação interpessoal eficaz.

8. Esteja aberto para receber feedback –

Às vezes, é bom dar um passo atrás e ser receptivo ao receber um feedback. A comunicação é um processo de mão dupla e precisa acontecer dessa forma. Seja capaz de receber um feedback e também de dar um feedback honesto, sempre que achar necessário e pertinente.

9. Use a forma correta de comunicação –

Como já mencionei acima, a comunicação quase sempre envolve outras formas de expressão além da forma verbal. Portanto, você deve entender que diferentes tipos de situações exigem também diferentes formas de expressão. Por exemplo: Nesse novo normal, no qual precisamos usar máscaras, nossos olhos têm “falado” muito, sendo bem mais do que um coadjuvante na transmissão de nossas mensagens . Outro exemplo a lembrar são as culturas diferentes que temos mundo a fora, onde gestos e expressões muitas vezes têm significados diferentes. Portanto, uma comunicação assertiva pede também um conhecimento e uma atenção maior para que haja um alinhamento correto entre linguagem verbal e não verbal. Dicas para uma comunicação interpessoal eficaz.
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Espero que você possa colocar essas 9 dicas em prática. Com certeza elas aumentarão as chances de você ter uma comunicação assertiva e efetiva, sendo forte aliada no alcance de seus objetivos pessoais e profissionais.

Ah, lembrando que aqui no site você encontra mais conteúdos gratuitos, inclusive o E-book de comunicação.

Abraços
Rosana Zan – Instituto Comunica
Mentoria em Comunicação & Carreira

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