COMO ESTÁ SUA HABILIDADE DE COMUNICAÇÃO? FAÇA O TESTE E CONFIRA!

Minha trajetória como profissional sempre me mostrou e comprovou que a habilidade comunicacional é um grande diferencial em profissionais bem sucedidos. Sejam eles líderes, gestores, empreendedores, profissionais liberais, todos têm em comum a habilidade de se expressar com objetividade, segurança e autenticidade. TESTE SUA HABILIDADE DE COMUNICAÇÃO

Aliada a essa característica, estão a capacidade de empatia, inteligência emocional e autoliderança. Ou seja, profissionais que possuem as chamadas soft skills, sabendo utiliza-las para potencializar suas capacidades técnicas, tornando-os destaques e referencias em suas áreas de atuação.

Mas e você? Como está sua capacidade de comunicação? Ela está te ajudando a se destacar no marcado de trabalho e a alcançar seus objetivos pessoais e profissionais? O questionário abaixo poderá te ajudar a perceber como você se comunica com você mesmo(a) e com os demais. Lembre-se de ser sincero com suas respostas! Só assim terá um resultado fiel à sua realidade.

Como fazer o teste: TESTE SUA HABILIDADE DE COMUNICAÇÃO

Em uma folha de papel, anote suas respostas às perguntas que podem ser SIM, NÃO, MAIS OU MENOS. Depois, tenha sua autoavaliação, conferindo suas respostas ao final do questionário.

  1. Antes de falar, penso sobre o que a pessoa precisa saber e a melhor forma de transmitir a informação.
  1. Tenho o hábito de interromper as pessoas quando elas estão falando.
  1. Muitas vezes tenho a sensação que falo uma coisa e as pessoas entendem outra.
  1. Tenho clareza sobre o que quero alcançar e como expressar isso aos outros.
  1. Em uma conversa, presto atenção aos sinais não verbais das pessoas (linguagem corporal, postura, tom de voz).
  1. Costumo me distrair facilmente ou pensar em outra coisa quando alguém está falando comigo.
  1. Tenho dificuldade em me posicionar profissionalmente frente a pessoas agressivas, que discordam das minhas opiniões e ideias.
  1. Sinto insegurança e desconforto quando tenho que falar sobre minhas conquistas ou fazer uma apresentação.
  1. Sempre tenho a preocupação em verificar se meus ouvintes me entenderam corretamente.
  1. Se me comprometo a fazer algo, cumpro minha promessa.
  1. Sinto-me desconfortável com o silêncio na conversa e rapidamente preencho essa lacuna.
  1. Sei como oferecer feedback justo e construtivo quando outras pessoas expressam seus pensamentos e ideias.
  1. Tenho tranquilidade e sabedoria para expressar minha opinião e discordar de meus superiores.
  1. Acredito que o que eu falo é mais importante do que como falo.
  1. Gosto de explicar com detalhes e pausadamente sobre cada ponto de minha ideia em uma conversação.

Resultado – autoavaliação

Marque 1 ponto para a resposta SIM dada às questões 1,4,5,9,10,12,13

Marque 1 ponto para a resposta NÃO dada às questões 2,3,6,7,8,11,14,15

Marque 0,5 ponto a resposta MAIS OU MENOS

De 12 a 15 pontos

Você tem a habilidade de se comunicar, sendo também sensível e empático. Lembre-se sempre de investir na manutenção dessa habilidade, principalmente em momentos que demandam inteligência emocional, posicionamento e empatia.

De 8 a 11,5 pontos

Você tem um bom nível comunicacional, porém, pode experimentar algumas situações mais desafiadoras, inseguras e desconfortáveis em sua comunicação. Investindo mais tempo e atenção você poderá desenvolver ainda mais essa importante habilidade.

Abaixo de 8 pontos

Sua comunicação precisa ser aprimorada e você pode melhora-la trabalhando as diversas habilidades que a compõem: escuta ativa, linguagem corporal, empatia, dentre outras. A partir daí você poderá colher muitos benefícios.

>>> Quer saber mais? Veja outros artigos e conteúdos gratuitos aqui no site.

Abraços
Rosana Zan – Instituto Comunica
Mentoria em Comunicação & Carreira

Agende sua mentoria!

Pin It on Pinterest

Share This