As primeiras palavras que você diz podem desconectar seu público em sua apresentação. Não cometa esses erros em sua apresentação.
São declarações, afirmações e palavras frias, desajeitadas, pro forma, quase que decoradas, que seu público pode pensar estar vendo e ouvindo o mais do mesmo.
Então, vamos a 4 exemplos do que não fazer:
1o. Iniciar afirmando algo obvio:
“Obrigada pela recepção calorosa. Estou feliz por estar aqui.”
“Feliz por estar tendo essa oportunidade. Espero corresponder a altura.”
2o. Começar fazendo testes de som:
Começar perguntando se todos estão te ouvindo bem ou batendo no microfone para ver o som; fazendo hã-hã, como que limpando a garganta ou perguntando se todos estão vendo seus slides. Tudo isso transparece nervosismo. Saídas que você está utilizando para se descontrair ou falta de organização técnica.
3o.Iniciar dizendo:
“Vamos começar porque tenho muita coisa para compartilhar com vocês.”
“Espero que o tempo seja suficiente porque preparei uma apresentação extensa.”
Com certeza, essas falas irão aumentar a ansiedade do seu público e coloca-los no modo de apreensão em relação a algo que será cansativo.Não cometa esses erros em sua apresentação.
4o. Por último, iniciar com piadas.
Salvo se você for um exímio piadista, você deve evita-las. O resultado pode ser algumas risadas falsas e colocar sua credibilidade em xeque.
Inicie sua apresentação motivando e se conectando com a plateia
Na abertura, as primeiras palavras são as mais importantes da apresentação toda. É o momento em que você tem a oportunidade de atrair e se conectar com seu público. Você pode, por exemplo, começar com uma história que ilustra um ponto-chave da apresentação. Pode também iniciar apresentando um dado, uma imagem ou um fato inesperado e que desafie o conhecimento comum e que instigue a plateia a esperar o que você dirá depois.
Não importa se em apresentações presenciais ou online. Essas atitudes devem ser evitadas em aberturas de qualquer formato. Não cometa esses erros em sua apresentação.
Nas suas próximas apresentações, prepare uma abertura forte, que surpreenda e mostre para o público (sem precisar verbalizar) que você valoriza o tempo dele, sua presença e está ali porque realmente tem algo valioso a transmitir.
Faz sentido para você? Deixe sua opinião nos comentários.
>>>> QUER TESTAR SUAS HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO? = CLIQUE AQUI!!
Abraços
Rosana Zan – Instituto Comunica
Mentoria em Comunicação & Carreira