Embora seja um estereótipo que as mulheres são comunicadoras natas, no local de trabalho muitas vezes elas lutam para fazer com que suas vozes sejam ouvidas. Há inúmeros estudos mostrando que homens e mulheres se comunicam de maneira diferente. Na maioria dos casos, o estilo de comunicação verbal e não verbal das mulheres tem sido caracterizado como sendo mais emocional do que os homens. As mulheres se concentram mais nos sentimentos e na criação de relacionamentos, enquanto os homens se concentram no poder e no estabelecimento de seu status. E por essas características, eles acabam se destacando profissionalmente. Portanto, é importante que as mulheres compreendam essas diferenças, adotem posturas mais assertivas ao se expressar para com isso potencializar seus resultados e sua presença de liderança, por meio de um estilo mais eficaz de comunicação, no ambiente profissional. Habilidades que impactam a comunicação das mulheres no trabalho
Use argumentos lógicos
Se você está em um ambiente profissional e de negócios, inclusive com cargo de liderança. tenha uma comunicação pautada em argumentos lógicos ao invés de apelos emocionais para mostrar seu ponto de vista. Em reuniões, por exemplo, fale embasada em fatos e dados para sustentar seus argumentos. Evite termos carregados de emoção, como “eu sinto que…”, ou ainda que denotem insegurança como “eu acho…” já que esses termos podem enfraquecer sua credibilidade. Apoie sua fala – ideias e sugestões – em uma comunicação que denote sua autenticidade e uma visão estratégica aos objetivos. Por exemplo, ao propor à sua equipe uma sugestão de melhoria, apresente algum estudo, estatística e cases que demonstrem os benefícios dessa sugestão, como o aumento de produtividade ou maior agilidade no processo. Usar exemplos reais que comprovem como essa ação ajudou outras empresas não só evita questionamentos como também tem efeito motivador para sua equipe.
Fale com segurança
As mulheres podem equilibrar três pilares da comunicação assertiva que tornam uma comunicação empresarial eficaz – autoconfiança, conexão e autoridade. Por exemplo, ao conduzir uma reunião, demonstre confiança liderando as falas e direcionando a atenção dos participantes para pauta sempre que o assunto principal estiver se desviando do objetivo. Também não use frases que demonstrem isenção de responsabilidade como “eu posso estar errada sobre isso…” ou “sinto muito por ter que dizer isso…” Os ouvintes podem interpretar essas falas como um sinal de fraqueza ou incerteza. Então trabalhe sua autoconfiança e sua autoridade no assunto. E, se alguém tentar interromper sua fala, diga educadamente, mas com firmeza: “com licença, ainda não terminei”. Habilidades que impactam a comunicação das mulheres no trabalho
Foco e objetividade
Ser sucinta e objetiva nas conversas de negócios, abordando apenas aquilo que é pertinente, é uma demonstração de comunicação assertiva e de consideração ao tempo dos demais profissionais. Se prolongar em sua fala e conteúdo com muita informação pode cansar e confundir os ouvintes, fazendo com que percam o interesse. Além disso, oferecer uma explicação longa ou “rodear” muito para concluir sua fala a torna uma pessoa prolixa, podendo também leva-la a se perder em seu raciocínio. Seja objetiva e direta ao se comunicar, mesmo se estiver tendo uma conversa desafiadora.
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Atenção a linguagem corporal
Como você se comporta e interage com os outros tem grande impacto sobre o que você diz. Então, aprenda a usar a linguagem corporal a favor da sua comunicação. Ao interagir com sua equipe, com colegas ou clientes, demonstre confiança e assertividade através de seus gestos. Estabeleça sempre um contato visual e um aperto de mão que demonstre sua confiança. A linguagem corporal do seu interlocutor também diz muito.
Por exemplo, a outra pessoa está sorrindo e balançando a cabeça, ou franzindo a testa e cruzando os braços? São sinais não verbais que mostram conexão, atenção e entendimento ou desinteresse e discordância. Além disso, aprenda as diferentes maneiras pelas quais homens e mulheres usam e interpretam a linguagem corporal. Outro exemplo: enquanto os homens acenam com a cabeça para mostrar que concordam com o que está sendo falado, as mulheres acenam principalmente para demonstrar que estão ouvindo e a encorajar o orador a continuar. Já em relação as expressões faciais, os homens demonstram menos expressividade facial do que as mulheres; eles sorriem menos e mostram menos emoção. Isso ocorre porque as mulheres aprenderam uma linguagem corporal mais apaziguadora quando crianças e são incentivadas a sempre se dar bem com os outros e cooperar.
Portanto, perceba o quanto essas diferenças de estilo de comunicação entre homens e mulheres podem te ajudar a desenvolver uma comunicação com comportamentos e posturas mais assertivas. Isso com certeza será um grande diferencial para você como profissional, impactando sua performance e os resultados em sua carreira.
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Abraços
Rosana Zan – Instituto Comunica
Mentoria em Comunicação & Carreira