Nesse post quero falar com você, mulher. A autoestima é uma das qualidades mais importantes que uma mulher pode ter. Um bom nível de autoconfiança, não só ajuda na vida pessoal, como também tem um impacto positivo na vida profissional e social. Como se tornar uma mulher autoconfiante.
Alguma vez você já se perguntou o que algumas mulheres fazem de maneira diferente em suas vidas para que se tornem mais confiantes, principalmente diante das situações mais desafiadoras da vida? Acredito que sim?

Um pouco da minha vivência. Como se tornar uma mulher autoconfiante.

Peço licença para usar como exemplo a minha experiência. Comecei minha carreira como profissional de comunicação, paralelamente à minha formação. E isso me gerava muita insegurança. Em diversos momentos me faltava confiança para compartilhar uma opinião porque achava que não seria relevante, e em outros, não tinha segurança para tomar uma decisão sem antes buscar valida-la com outras pessoas.

Essa postura, muitas vezes também me despertava a vontade de desistir. Me sentia incapaz de ser eu mesma e de me orgulhar disso. Era uma luta constante para vencer a insegurança. E foi em um desses momentos que decidi mudar o jogo. Em primeiro lugar fui em busca do desenvolvimento de algumas habilidades que considerava importantes para minha carreira através de cursos, livros e mentoria. Ao mesmo tempo, comecei a pesquisar para entender o que as pessoas, em especial as mulheres que admirava, faziam para ter uma autoconfiança.

E dentre tudo que descobri, percebi que algumas atitudes são verdadeiros pilares para nos tornar mais autoconfiantes. Hoje quero compartilhar três delas com você. Garanto que fazem toda a diferença para você se tornar mais autoconfiante e segura de si mesma. Inclusive, essas atitudes atuam diretamente na forma como você se comunica, afinal, autoconfiança também é um pilar da comunicação assertiva. Mas tem um detalhe: é preciso colocar essas atitudes em prática, sempre. Caso contrário, nenhuma mudança positiva acontecerá. Então, vamos lá!!

Como se tornar uma mulher autoconfiante

Uma observação: Apesar dessas atitudes parecerem obvias, nem sempre as praticamos. E o pior, às vezes deixamos de lado a confiança e a vivência de quem somos, imaginando que assim seremos mais assertivas e aumentaremos nossa autoestima. Engano!! Veja só:

  1. Não se compare:

A autoconfiança começa ao você valorizar a sua essência não se deixando comparar com outras pessoas. Não somos obrigadas a usar a mesma roupa que outras, não precisamos escutar a mesma música ou fazermos as mesmas coisas apenas porque o perfil das redes sociais de outras mulheres de sucesso está cheio disso ou daquilo. A autoconfiança vem da consciência de que cada pessoa é única e de que é preciso saber valorizar e explorar isso. Lógico que podemos nos inspirar em outras mulheres que consideramos ser bem sucedidas, confiantes, assertivas, mas sem perder a nossa essência, nos distanciando de quem verdadeiramente somos. Prefira se olhar e escutar o que está em seu coração!! Escolha ser protagonista da sua vida. Como se tornar uma mulher autoconfiante.

  1. Ouse dizer “não”:

As mulheres autoconfiantes não fazem promessas vazias e contrárias às suas vontades. Sabem que dizer NÃO, tem algo a ver com o respeito. Respeito pelos outros e, principalmente, por elas mesmas. Em vez de lidar com mentiras e desculpas, até porque isso é desgastante e toma muito do nosso tempo, as mulheres autoconfiantes priorizam a verdade. Ser sincera e verdadeira com você mesma e com os demais, é uma atitude muito valiosa e com certeza reverbera em sua forma de comunicação.

  1. Aceite suas fraquezas:

Outra postura das mulheres autoconfiantes é a de saberem lidar com a imperfeição, já que ninguém é perfeito  – e está tudo bem. Na minha trajetória como profissional, aprendi que a vida não pede de mim a perfeição, mas antes, que eu procure ser melhor a cada dia. Ao tentarmos ser perfeitas nos entristecemos e nos anulamos (além de ficarmos chatas, rsrsrs). Portanto, em vez de criticar sua imperfeição, procure valorizar o que têm de melhor e se valorize pelo que você é.

E aí? O que achou dessas atitudes? Gostou?

Acredite, mesmo sendo atitudes que parecem obvias, nem sempre é fácil de praticarmos conosco. É um exercício diário. Todos os dias procure valorizar e acreditar em você mesma, afinal, é muito bom ter autoconfiança!! Se essas atitudes fizeram sentido para você, comece a coloca-las em prática hoje mesmo!! Você também pode e merece!

>>> TESTE SUA HABILIDADE DE COMUNICAÇÃO CLIQUE AQUI PARA FAZER O TESTE

Abraços
Rosana Zan – Instituto Comunica
Mentoria em Comunicação & Carreira

Agende sua mentoria!

Pin It on Pinterest

Share This