Você vive a difícil experiência de conviver com pessoas agressivas no trabalho? Então veja o que você pode fazer para enfrentar essa situação. Como lidar com pessoas agressivas no trabalho
O que é comportamento agressivo
Pessoas que possuem um agressivos frequentemente expressam seus pensamentos e sentimentos e tendem a dominar as conversas, muitas vezes em detrimento das falas, posições e direitos do outro. Também costuma não ser bom ouvinte. Na maioria das situações reagem antes de pensar, o que pode afetar negativamente os relacionamentos interpessoais e comprometer a produtividade no local de trabalho. Como lidar com pessoas agressivas no trabalho
Infelizmente, esse comportamento é mais comum do que se imagina. Independentemente de ser sutil ou escancarado, o comportamento agressivo é um comportamento abusivo e nunca deve ser tolerado.
É possível perceber algumas dessas características no perfil da pessoa que se comunica de forma agressiva:
- Não é empático
- É intolerante e impaciente com a fala e atitudes do outro
- Usa de atitude e fala que busca o consentimento do outro pela imposição e medo
- Expõe as pessoas a situações embaraçosas
- Busca influenciar e se destacar desvalorizando e se opondo às ideias do outro
- Tem dificuldades em aceitar opiniões contrárias ou o “não” do outro
- Fala em voz alta e impositiva
- Não possui a habilidade de escuta ativa
Como lidar com pessoas agressivas no trabalho
A melhor atitude é manter a calma, evitando tratar essa situação como pessoal. Não ceda mas também não responda com agressividade. Saiba enfrenta-las com uma comunicação calma e focada no problema ou questão profissional em si. Como lidar com pessoas agressivas no trabalho
Veja essas atitudes de comunicação:
> Ao responder a uma pessoa agressiva, inicie sua fala demonstrando compreensão pela pressão que ela possa estar vivendo. Por exemplo: “compreendo que é estressante sua posição frente a esse desafio”, ou “concordo, é desafiador as metas que você precisa alcançar.”
> Em seguida, aponte o comportamento. “Fulano, você está gritando e se exaltando comigo e me desrespeitando. Não sei como isso nos ajudará a resolver o problema.”
> Foque, sempre que possível, no comportamento da pessoa em vez de acusa-la dizendo: “Você é muito agressivo ou agressiva. Pessoa com esse perfil de comportamento pode não mudar facilmente a si mesma, mas pode mudar seu comportamento.
> Pergunte a ela o que gostaria ou espera que você faça em relação ao problema em questão. Ou pode também dizer a ela o que você espera que aconteça, dando uma sugestão.
> Entretanto, há pessoas que possuem o hábito de se expressar sempre de forma irritada. Se isso for recorrente em relação à você, então seja mais direto, pontuando sobre esse hábito e o comportamento e como você se sente.
Essas são algumas atitudes que podem te ajudar a ter uma postura assertiva amenizando as relações com pessoas agressivas no trabalho.
Abraços
Rosana Zan – Instituto Comunica
Mentoria em Comunicação & Carreira