Não tem como negar, desde sempre me interesso pelas questões que envolvem a arte da comunicação interpessoal e em todas as situações e contextos que a envolvam.

A disciplina Estudos de Audiência, cursada no Mestrado em Comunicação, foi uma grande oportunidade de aprendizado. Analisar e compreender como a audiência responde ao uso de diversas estratégias, teorias e gatilhos, dentre elas a do medo, foi fantástico. Infelizmente, tive a certeza que há uma linha muito tênue entre as intenções e resultados que se queira ou se possa alcançar com elas. Mas quando utilizadas corretamente, num processo de comunicação ético, essas estratégias podem fornecer a resposta que se espera quanto ao comportamento da outra pessoa.

Estudo de caso: Referendo para o desarmamento no Brasil

Dentre os cases que estudamos, um deles me fez dedicar com mais afinco e atenção. Para você entender melhor, o foco de análise dos estudos de audiência e recepção se detém nas respostas que os indivíduos dão aos conteúdos da comunicação. Com gratidão, pude participar de diversas pesquisas e estudos de casos, dentre eles um que me dediquei profundamente: O referendo do desarmamento no Brasil, em 2005. Estratégias de comunicação no cenário político

Sabemos que muitas pessoas são levadas, diariamente, a tomar decisões induzidas pelo medo. Isso mesmo, pelo medo! É um processo inconsciente! Não percebemos! Porém, é muito mais comum do que pensamos e percebemos. E foi exatamente o que aconteceu no caso do referendo do desarmamento no Brasil, em 23.10.05. A Campanha desenvolvida pela frente do NÃO obteve 64% de votos. O desarmamento não foi aprovado no Brasil! Minha opinião quanto a esse resultado me levou a questionar o porque das pessoas terem votado pelo NÃO ao desarmamento.

Então a Comunicação que induz ao medo funciona?

Esse estudo mostrou que Sim! Para alcançar esse resultado, a estratégia de campanha de comunicação e marketing do NÃO utilizou argumentos relacionados ao medo.

Portanto, nesse case, apresento as estratégias de comunicação desenvolvidas pelas frentes do SIM e do NÃO. As duas Frentes Parlamentares organizaram-se para mostrar seus argumentos e tentar convencer o eleitor brasileiro a votar pela proibição ou permissão do comércio de armas e munição no Brasil. E aí, apresento em detalhes, como a frente do NÃO (vencedora) utilizou os argumentos em sua comunicação.

Reconhecimento

Esse estudo não só me rendeu a nota máxima na disciplina Estudos de Audiência, como também o convite para apresentação em diversos Congressos no Brasil.

Além disso, fui convidada pelos profissionais de Comunicação e Marketing do Brasil, Adolpho Queiróz e Carlos Manhanelli, a publica-lo no Livro Marketing Político – do comício à internet.

Uma grata recompensa por um trabalho que me possibilitou compartilhar as complexidades que envolvem as estratégias de comunicação entre as pessoas. Nesse livro, você encontrará um histórico sobre as ações de marketing político, através de diversos cases narrando as estratégias desenvolvidas pelos profissionais e agências de comunicação e marketing nos diversos eventos políticos.

Esta obra foi pensada e planejada a partir de quatro eixos temáticos. No primeiro, procuramos inventariar de que forma os meios de comunicação, do antigo telégrafo aos jornais, revistas, rádio e televisão, outdoors e pesquisas de opinião pública, influenciam os resultados eleitorais que conhecemos Brasil a fora. Estratégias de comunicação no cenário político

Noutro, reunimos artigos que falam sobre o impacto da internet nas campanhas eleitorais. Defendida por alguns como meio eficiente e barato e criticado por outros por sua falta de objetividade. Mas ela está aí para isso mesmo: ser usada, pensada e avaliada como forma eficiente de comunicação política.

E, por fim, alguns textos que abordam particularidades históricas do marketing político no Brasil, mostrando de que forma profissionais e candidatos têm se portado ao longo do período republicano para fazer da comunicação uma arma estratégica para vencer eleições.

Acredito que este livro pode ser um rico referencial para estudantes, pesquisadores e, em especial, para aqueles que pretendem pensar a comunicação como instrumento insubstituível para vencer um pleito eleitoral.

>> Se você deseja adquiri-lo de forma segura, me envie uma mensagem que te explico como proceder para que possa recebe-lo em seu endereço . Será um prazer enviar autografado para você!

Grande abraço
Rosana Zan – Instituto Comunica
Mentoria em Comunicação e Carreira

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