Você já parou para pensar como temos uma tendência a buscar e processar informações que apoiem e validem as nossas próprias crenças? Pois é! E esse comportamento tem um nome – estamos falando do viés de confirmação. O problema é que ele pode afetar diversas áreas da nossa vida, incluindo a comunicação pessoal e profissional. No texto abaixo vamos entender o que é e como funciona o viés de confirmação. Viés de confirmação e os impactos negativos na comunicação

O que é viés de confirmação

Um dos vieses cognitivos mais comuns que enfrentamos é conhecido como viés de confirmação. É a tendência de buscarmos, interpretarmos e lembrarmos de informações que, de alguma forma, confirmam nossas crenças e valores existentes, enquanto ignoramos ou minimizamos informações que as contradizem.

Por exemplo, quando uma postagem de mídia social ressoa fortemente com nossas emoções, ficamos mais inclinados a “curtir” ou compartilha-la sem verificar se realmente é verdadeira.

Esse comportamento tendencioso de sermos seletivos com as informações e interpreta-las conforme nossas crenças, em grande parte não é intencional, porém, se torna problemático. Ele nos leva a fazer suposições e avaliações erradas, a tomarmos decisões, muitas vezes equivocadas, baseadas em informações incompletas ou distorcidas, resultando em consequências negativas. Também pode nos impedir de considerar com assertividade, pontos de vista diferentes dos nossos e de aprendermos com experiências novas e desafiadoras.

De onde vem o viés de confirmação

O viés de confirmação é uma tendência cognitiva inerente à forma como o cérebro humano processa informações e toma decisões. Os primeiros estudos e pesquisas sobre ele surgiram na década de 1960, com o trabalho do psicólogo Peter Wason. Desde então, muitos outros estudos vem sendo realizados para examinar e esclarecer como esse viés afeta o pensamento e as relações humanas em diferentes áreas, como política, religião, saúde, social e outros.

Sua influência na comunicação

Na vida diária encontramos muitos exemplos que nos mostram como se dá o viés de confirmação. Um deles é a denominada busca tendenciosa de informações quando queremos evidências que validem nossas crenças, ignorando ou minimizando informações que as contradizem.

Por exemplo, imagine alguém que acredita fortemente que pessoas tímidas não podem ser bons comunicadores. Ela tenderá a buscar informações como exemplos, histórias ou artigos que confirmem essa crença, ao mesmo tempo em que poderá ignorar inconscientemente aquilo que não se afina com seu modo de pensar sobre essa questão. Aliás, se pararmos por um momento para refletirmos, nos lembraremos de alguma crença que possuímos e para a qual também, em algum momento, já buscamos e priorizamos evidências que a confirmavam, mostrando que estávamos certos, bem como refutamos as opiniões contrárias.

Mas o viés não se limita apenas ao tipo de informação que procuramos. A interpretação dessa informação também é influenciada por ele. Duas pessoas que recebam a mesma informação, mas tenham opiniões diferentes sobre ela, possivelmente farão suas interpretações baseadas em suas crenças preexistentes. Mesmo que leiam a mesma história ou argumentos, o viés de confirmação de cada uma moldará como avaliarão os conteúdos, reforçando ainda mais suas crenças existentes. Dessa forma, podemos perceber como o viés de confirmação tem sérias implicações em nossa capacidade de buscar fatos objetivos, e de como interpreta-los de forma imparcial.

Seus impactos negativos na comunicação

Diversos são os perigos do viés de confirmação – memória seletiva, julgamentos precipitados, preconceitos, são alguns deles.

Na realidade comunicacional é possível mencionar uma situação em que o viés de confirmação atua negativamente, levando a julgamentos precipitados, obscurecendo nossas percepções. Um profissional, que tem medo de falar em público, está tendo que fazer uma apresentação. Num determinado momento começa a ter certeza que algumas pessoas da plateia a estão julgando. Imagina que esse julgamento está relacionado a como ela está falando, a seu conteúdo, a sua idade, seu sotaque ou como está vestido. Porém, na verdade, ela está buscando encontrar motivos para validar seus medos pré-existentes de falar em público. Tentando validar suas preocupações e crenças sobre sua performance perante uma plateia, a opinião do público sobre ele e, às vezes, ainda pode ser motivado pelo medo pré-existente da desaprovação.

Assim, ao final poderá afirmar: “realmente sei que não tenho capacidade para fazer apresentações.” Dessa forma, devido aos prejulgamentos equivocados e precipitados que fez sobre a reação de uma e outra pessoa da plateia, reforçou suas convicções. E permitiu que os impactos desse comportamento em sua apresentação resultassem em distrações, brancos e um choque em sua confiança.

O viés de confirmação impacta nossa comunicação

Como vimos acima, o viés de confirmação impacta significativamente o processo da comunicação nos mais diversos cenários, em seus objetivos e resultados. E na maioria das situações, esse impacto é negativo. Se as pessoas tendem a buscar, interpretar e lembrar de informações que confirmam suas crenças pré-existentes, logicamente o resultado será uma comunicação com mensagem conflituosa, distorcida e/ou incompleta. A comunicação é uma via de mão dupla. Quando consideramos apenas nossos pontos de vista, nossas opiniões e crenças, comprometemos e eficácia do processo comunicacional.

Nas relações interpessoais, os perigos do viés da confirmação geram ou potencializam conflitos e mal-entendidos porque as pessoas têm maior resistência em entender, apreciar e considerar o ponto de vista dos outros.

Imagine que um casal está discutindo sobre um problema em seu relacionamento. Caso os parceiros se concentrem apenas em informações que confirmem suas crenças individuais sobre o problema, com certeza esse problema continuará. Cada uma das partes precisa ceder e buscar compreender a perspectiva do outro, caso contrário haverá uma comunicação deficiente e a resolução insatisfatória do problema. Além do mais, quando alguém trata uma pessoa de acordo com suas expectativas e julgamentos, essa pessoa, involuntariamente, pode mudar seu comportamento para se adequar às expectativas da outra pessoa, fornecendo assim mais suporte para o viés de confirmação do observador.

Infelizmente, no ambiente profissional não é diferente. O viés da confirmação tem um amplo e significativo impacto, afetando a tomada de decisões, a comunicação, a criatividade, a colaboração entre os colegas de trabalho e seus resultados.

Pense, se alguns membros de uma equipe tendem a buscar e interpretar informações que confirmem suas crenças individuais sobre a condução de um determinado projeto, eles terão maior resistência em considerar sugestões e ideias alternativas e a tomar decisões mais efetivas, que priorizem o alcance dos objetivos da equipe. Fora o desgaste devido a alguns possíveis conflitos e a perda de tempo ao longo do processo. Viés de confirmação e os impactos negativos na comunicação
Outro impacto negativo do viés de confirmação no ambiente de trabalho é a falta de criatividade e inovação, já que, por sua influência, as pessoas podem ter preconceitos e dificuldades em pensar fora da caixa e a considerar e verbalizar novas ideias e abordagens.

Como evitar o viés de confirmação

Evitar completamente o viés de confirmação não é tão simples, já que é uma tendência natural da cognição humana. Ninguém gosta de admitir que está errado. Pelo contrário! Em vez disso, tentamos encontrar evidências para provar que nossa opinião ou crença está certa. No entanto, existem algumas estratégias que ajudam a minimizar seus efeitos na comunicação e promovem uma abordagem mais objetiva e imparcial na busca e interpretação de informações. Aqui estão algumas dessas estratégias:

* Seja consciente de seus próprios preconceitos e crenças: é importante reconhecer que todos temos nossos próprios preconceitos e crenças, e estar ciente dessas tendências nos ajuda a evitar a influência excessiva deles na busca por informações e nos relacionamentos. Aqui reforço a importância do autoconhecimento.

* Busque informações de fontes diversas: procure obter informações de fontes diversas e com perspectivas diferentes, a fim de obter uma compreensão mais ampla e objetiva do assunto em questão.

* Considere perspectivas alternativas: para evitar a polarização e a divisão social, bem como promover uma abordagem mais objetiva na busca por informações, esteja aberto a considerar perspectivas e opiniões que possam diferir das suas.

* Analise sua afirmação de forma crítica: ao analisar provas, dados e informações, verifique sua validade e imparcialidade. Esteja atento às fontes tendenciosas ou informações não verificadas e busque sempre evidências que apresentem dados confiáveis e embasados.

* Escute para compreender: o viés de confirmaçãotende a fazer com que os ouvintes interrompam (atropelem) a conversa antes que o emissor termine sua mensagem e, assim, formem opiniões sem primeiro obter todas as informações pertinentes para então manifestar sua opinião ou não. Portanto, antes, escute para compreender e não para responder.

* Esteja disposto a mudar de opinião: esteja aberto a mudar sua opinião ou crença quando novas evidências ou informações surgirem, mesmo que essas informações sejam contrárias às suas crenças pré-existentes.Viés de confirmação e os impactos negativos na comunicação

* Incentive a cultura da diversidade de opinião: No ambiente de trabalho, promova uma cultura de diversidade de pensamentos e opiniões. Isso pode ser feito através de debates abertos e respeitosos, incentivo à crítica construtiva, à consideração de diferentes perspectivas e opiniões e feedforwards. Viés de confirmação e os impactos negativos na comunicação
Essas atitudes não garantem a eliminação completa do viés de confirmação, mas ajudam muito a minimizar seus efeitos negativos e a promover uma abordagem imparcial na interpretação das informações e uma comunicação mais empática.

Conclusão

Como podemos ver, instintivamente, o viés de confirmação nos leva a superestimar o valor das informações que correspondem às nossas crenças, expectativas e suposições, que muitas vezes podem ser enganosas. Por outro lado, ele nos faz subestimar e até ignorar informações que não correspondam ao que pensamos ou acreditamos. As pessoas podem ter excesso de confiança em suas crenças porque acumularam evidências para apoia-las, quando, na realidade, negligenciaram ou ignoraram um grande número de evidências que, se as tivessem considerado, poderiam levá-las a questionar suas crenças. Portanto, é preciso atenção a como o viés de confirmação está impactando na sua comunicação, na saúde dos seus relacionamentos e em seus resultados na vida pessoal e profissional.

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Abraços
Rosana Zan – Instituto Comunica
Mentoria em Comunicação & Carreira

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