A comunicação é um processo de conexão

É um processo contínuo e o seu pré-requisito é a mensagem. Esta mensagem deve ser transmitida ao destinatário, por algum meio, sendo essencial ser compreendida pelo destinatário (receptor) nos mesmos termos como pretendido pelo remetente.

Um exemplo é quando estou ministrando uma aula ou palestra pergunto: “Eu me fiz entender?”

Espera-se assim, que o receptor responda a essa mensagem dentro de um prazo. Isso nos mostra que a comunicação se desenvolve em um processo de duas vias. Caso não haja um feedback do destinatário para o remetente, da forma como a mensagem foi entendida por ele, esse processo será interrompido, ficando incompleto. A comunicação é um processo de conexão.

Os principais componentes do processo de comunicação são:

Contexto – o processo da comunicação é afetado pelo contexto em que ela ocorre. Esse contexto pode ser físico, social, cronológica ou cultural. Em toda comunicação o remetente escolhe a mensagem para comunicar dentro de um contexto.

Emissor/Fonte/Codificador – a pessoa que envia a mensagem. Um remetente faz uso de símbolos – palavras ou ajudas gráficas e visuais – para transmitir a mensagem e produzir a resposta necessária.
Por exemplo – um profissional realizando um treinamento para funcionários recém admitidos na empresa. Nesse caso, o remetente pode ser um indivíduo, um grupo ou uma organização. O ponto de vista, a abordagem, as habilidades, as competências e o conhecimento do emissor tem um grande impacto sobre a mensagem. Os símbolos verbais e não verbais escolhidos são essenciais para determinar a interpretação da mensagem pelo destinatário ou receptor, nos mesmos termos como pretendido pelo remetente.

Mensagem – a ideia-chave que o emissor quer comunicar. É um sinal que induz a resposta do destinatário. O processo de comunicação começa ao se decidir sobre a mensagem a ser transmitida. É imprescindível assegurar-se que o principal objetivo da mensagem seja claro.

Canal – o meio usado para trocar / transmitir a mensagem. O emissor escolhe um meio apropriado para transmitir a mensagem, caso contrário, ela não poderá ser transmitida ao público ou pessoa desejada. A escolha do meio mais adequado de comunicação é essencial para tornar a mensagem efetiva e corretamente interpretada pelo receptor. Essa escolha do meio de comunicação varia de acordo com as características da comunicação.
Por exemplo – o meio escrito é escolhido quando uma mensagem tem que ser transportada para um pequeno grupo de pessoas, enquanto um meio oral é escolhido quando o feedback espontâneo é exigido do receptor, com a possibilidade mais efetiva e rápida de se evitar ou sanar mal-entendidos, por exemplo.

Destinatário/Receptor/Decodificador –  a pessoa para quem a mensagem se destina. O grau em que o decodificador compreende a mensagem dependente de vários fatores, tais como o conhecimento do receptor, a sua capacidade de resposta à mensagem, e a dependência do codificador/decodificador. A comunicação é um processo de conexão.
Feedback – o principal componente do processo da comunicação, uma vez que permite ao emissor analisar a eficácia da mensagem. Ele ajuda o emissor a confirmar se a interpretação da mensagem foi correta pelo receptor. O feedback pode ser verbal – através de palavras)- ou não-verbal – em forma de sorrisos, suspiros, etc.

Ruído – Erros de comunicação. Fatores estranhos que podem atrapalhar uma comunicação. O emissor pode não conseguir transformar adequadamente a ideia abstrata num conjunto de símbolos eficazes. A mensagem também pode ser transmitida pelo canal errado e não alcançar o destinatário alvo. Já o receptor pode não transformar adequadamente o conjunto de símbolos na ideia abstrata correta. Há também a situação na qual o feedback seja demorado ou distorcido, se tornando inútil ao emissor. Muitas vezes a comunicação parece fácil de ser executada/transmitida, mas nem sempre é, pelo contrário.

A importância no âmbito empresarial

No âmbito empresarial, esse processo é extremamente dinâmico e constante, envolvendo todos os elementos. Entretanto, sempre haverá prejuízos inevitáveis para todas as partes envolvidas, caso não haja uma efetiva atenção e a correta compreensão quanto a importância de cada um deles para a qualidade e assertividade no processo comunicacional.

Faço aqui uma ressalva, não só como mentora e especialista em comunicação, mas também como consumidora, do quanto as empresas poderiam obter de ganhos caso investissem em treinamentos voltados às práticas de se relacionar, ouvir e atender o que o seu cliente deseja e/ou sugere. Entretanto, infelizmente essa postura praticamente não existe, e com isso, só há desperdícios e prejuízos como resultado.

Se você deseja desenvolver sua habilidade de comunicação para não mais ter insegurança para se posicionar, negociar e liderar, conte comigo. Minha mentoria em comunicação e carreira é personalizada, sendo direcionada para sua realidade. Será um prazer te ajudar! Clique aqui e saiba mais!

Abraços

Rosana Zan – Instituto Comunica
Mentoria em comunicação e carreira

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