Por que falo uma coisa e as pessoas entendem outra. Você já se pegou nessa situação?

Pois é! Os famosos problemas da comunicação!! Você se comunica o tempo todo e com pessoas de diferentes personalidades, culturas, idades, profissão. Podem ser da sua família, do seu círculo de amizade, da sua comunidade, do seu trabalho, e por aí vai.

Imagina quantas diferenças estão envolvidas nesse processo de falar, ouvir, entender, responder…. Tudo isso tornar a comunicação um processo ainda mais complexo. A questão é que a forma como você se comunica pode te levar a situações felizes, vitoriosas, como também de tristeza, briga e prejuízo.

Muitos me perguntam: o que faço para saber me comunicar bem com minha equipe, meus parceiros, minha família? Com certeza são várias as respostas, mas primeiramente começaria com algumas perguntas:  Por que falo uma coisa e as pessoas entendem outra

. Como você se comunica com você mesmo?

. Você se comunica com confiança e clareza sobre o que quer transmitir?

Na maioria das vezes essas perguntas surpreendem e as respostas estão cheias de dúvidas. Junto a essas, poderia fazer outras perguntas, porque todas elas levam a um ponto muito importante: o autoconhecimento. Isso porque se você quer desenvolver a habilidade de se comunicar de forma assertiva, precisa primeiro se autoconhecer. É um processo que te leva ao entendimento dos “porquês”  que você se comunica dessa ou daquela forma e a assertividade que alcança.

Olha só, mesmo eu tendo uma vasta formação teoria e prática em comunicação, muitas vezes me pego exatamente fazendo essa pergunta do título. Isso indica que ainda há questões relacionadas a mim mesma que atrapalham a forma como me comunico.

Pode ser um medo, uma insegurança, uma crença que trago comigo, um conflito entre a forma como falo e como gesticulo, entre outros. Enfim, as causas das nossas falhas de comunicação podem ser várias, mas todas partem de nós mesmos.

Nossa bagagem de vida faz a diferença

É preciso lembrar que desde criança somos bombardeados e influenciados em nossas conexões por familiares, amigos, educadores, religiosos e culturas diversas em ambientes diversos. Toda essa experiência nos molda como seres humanos. Herdamos dela, crenças que valorizamos e acreditamos, independente de certas ou erradas. E assim, feliz ou infelizmente, muitas nos dão o caminho e a “segurança” para tomarmos decisões, fazermos escolhas, nos posicionarmos e estruturarmos nossos relacionamentos. Chega um momento em que se torna necessário nos encontrarmos e nos entendermos no meio de toda essa bagagem – nossa própria história. Cada um de nós precisa se conectar com o seu eu para reconhecer suas sinceras emoções.

Então, a forma como emitimos ou recebemos uma mensagem pode, invariavelmente, ser afetada positiva ou negativamente pelo nosso repertório emocional, ou seja, aquilo que já temos formado em nosso coração e nos move a diversas reações e comportamentos, dependendo das situações em que somos envolvidos. Por que falo uma coisa e as pessoas entendem outra

Há situações que vivenciamos no passado que nos podem ter afetado nossa segurança em relação a como nos relacionamos com as pessoas. Um exemplo é quando temos dificuldade de dizer “não” por acreditarmos que precisamos ser sempre prestativos para não comprometermos nossos relacionamentos. Ou ainda um bloqueio por uma situação constrangedora vivenciada na escola ainda pequeno e perante os colegas. Seriam muitos os exemplos que poderia mencionar e que interferem na maneira como nos comunicamos. A questão é que na maioria das vezes não nos atentamos para isso.

O valor do autoconhecimento para a comunicação

O valor do autoconhecimento para o processo da comunicação está em capacitar você a expandir suas potencialidades comunicativas e assim conseguir alcançar e tocar mente e coração do seu ouvinte, gerando conexão, interação e impacto. Pelo entendimento de si mesmo é possível ver o outro com um olhar mais humano, com empatia e aceitação.

Acredito muito na afirmativa de alguns pesquisadores e profissionais de que a comunicação efetiva acontece por meio da emoção. Ok! É por isso o autoconhecimento se faz necessário quando queremos atingir resultados positivos com a nossa comunicação.

Portanto, a notícia boa é que você pode trabalhar tudo isso e começar a se comunicar com mais assertividade e confiança. Desenvolver uma comunicação assertiva através do autoconhecimento é um tema vasto e não daria para eu te falar tudo que gostaria sobre ele nesse artigo, então preparei um material especial para você.

Vamos lá! Quer começar agora a desenvolver uma comunicação assertiva? Leia o Ebook Comunicação Assertiva. Ele é gratuito! Clique aqui!

Também gostaria de te fazer uma pergunta: qual a maior dificuldade você encontra em relação a sua comunicação? Sua resposta pode me permitir te ajudar através do meu próximo conteúdo sobre comunicação!

Abraço
Rosana Zan – Instituto Comunica
Mentoria em Comunicação & Carreira

Pin It on Pinterest

Share This