A comunicação agressiva é, infelizmente, uma das realidades mais frequentes no ambiente profissional. Aliás, você talvez já teve a desafiadora experiência de conviver com um colega de trabalho com esse perfil de comunicação – controlador, acusatório, sarcástico, autoritário, entre outras características. Comunicação agressiva no ambiente de trabalho: como mudar

Mas como podemos definir a comunicação agressiva?

Como mencionei acima, é um estilo de comunicação caracterizado pelo uso de linguagem rude, ameaçadora ou hostil, muitas vezes utilizado de forma indireta e inesperada, porém recorrente. E ela tem o poder de criar um clima negativo no local de trabalho. Comunicação agressiva no ambiente de trabalho: como mudar

Um estilo de comunicação que independe de cargo, função ou hierarquia. Podemos falar de chefes autoritários que usam uma comunicação agressiva, criando um ambiente de trabalho tóxico, onde os funcionários se sentem intimidados e desvalorizados. Isso pode levar a altas taxas de rotatividade e baixa moral da equipe. Ou ainda, o próprio colega de equipe que constantemente utiliza uma comunicação agressiva com seus pares, criando um clima de trabalho desagradável e estressante, prejudicando a colaboração e a produtividade da equipe.

Como você pode ver, a empresa que “cultiva” esse estilo de comunicação de seus funcionários, independente do cargo, tende a permitir um ambiente de trabalho negativo, conflituoso, desmotivador, dificultando ou até impedindo a construção de relacionamentos eficazes e saudáveis.

Mas você pode estar me perguntando: Afinal, quais as características comuns de alguém com uma comunicação agressiva no ambiente de trabalho? Menciono abaixo alguns exemplos:

Tom de voz elevado:

Pessoas que podem falar em um tom alto e agressivo, fazendo com que os outros se sintam intimidados ou desconfortáveis. Por exemplo, em uma reunião elevam o tom de voz na tentativa de fazer valer sua opinião.

Linguagem ofensiva:

Profissionais que fazem uso de palavras rudes, sarcasmo e críticas constantes para expressar suas opiniões, o que pode ferir os sentimentos e abalar a confiança de seus colegas. Aliás, são pessoas que acreditam estar sempre certas e que suas opiniões são as únicas relevantes.

Falta de empatia:

Profissionais que, através de gestos, posturas e comportamentos, não demonstram empatia pelos sentimentos e perspectivas dos outros, muitas vezes gerando mal-entendidos e conflitos. Julgam o outro antes de entender os motivos e o contexto das situações.

Interrupções frequentes:

Aqueles que constantemente tendem a interromper as falas de seus colegas, não permitindo que se expressem completamente ou concluam seu raciocínio. Além de desrespeitoso, esse comportamento sempre prejudica a comunicação eficaz e a empatia.

Culpa e acusação:

Mesmo que de forma indireta, são profissionais que colocam a culpa nos outros e fazem acusações, em vez de assumir responsabilidade por seus erros ou problemas.

Resistência à crítica:

Profissionais que demonstram resistência em receber feedback construtivo e podem reagir de forma defensiva ou agressiva quando confrontados com críticas. Da mesma forma, não sabem dar feedbacks para seus liderados. Comunicação agressiva no ambiente de trabalho: como mudar

Como lidar com um profissional que tenha uma comunicação agressiva

Para lidar com um profissional que possui uma comunicação agressiva, é importante abordar a situação em que se encontra de maneira construtiva. Isso pode incluir o saber falar sobre seus comportamentos, oferecendo feedback construtivo, incentivando a empatia e buscando soluções para melhorar a comunicação no ambiente de trabalho.

Em casos extremos, pode ser necessário envolver a gestão de recursos humanos para tomar medidas apropriadas ou contar com um coach ou mentor de comunicação para ajudar esse profissional a desenvolver as habilidades comunicativas.

Por experiência, com mais de 30 anos atuando com comunicação, incluindo o ambiente corporativo, posso afirmar que a comunicação agressiva é a razão de muitos ambientes de trabalho tóxicos. E as consequências são desastrosas para a empresa, seus recursos humanos e os negócios. Problemas sociais como o isolamento social, baixa produtividade, rotatividade de funcionários, problemas de liderança, entre outros. Impacta também o desenvolvimento de carreira de muitos profissionais. Nesse clima, é quase impossível imaginar uma saúde, não só do ambiente em si, como também da gestão, da confiança, do engajamento e da produtividade.

 

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Por isso, todo profissional e toda empresa deveriam investir no desenvolvimento de uma comunicação assertiva. Aliás, há três tipos de comunicação, sendo importante fazer a distinção entre eles:

Agressiva, assertiva e passiva:

Comunicação assertiva: Envolve expressar pensamentos e sentimentos de maneira direta, honesta e respeitosa, sem violar os direitos dos outros. A comunicação assertiva é considerada o estilo de comunicação mais eficaz na resolução de conflitos e no estabelecimento de relacionamentos saudáveis.

Comunicação passiva: Equivale àquela pessoa que evita expressar suas opiniões e sentimentos, muitas vezes por medo de confronto ou rejeição. Pessoas com comunicação passiva podem ceder facilmente aos outros e não defendem seus próprios direitos e necessidades.

Melhorar a comunicação agressiva requer autoconsciência, autodisciplina e prática. Separei algumas etapas que você, como profissional, pode seguir para se comunicar de maneira mais assertiva e respeitosa.

Vamos a elas:

Autoavaliação: O primeiro passo é reconhecer que a comunicação agressiva é um problema e que está disposto a mudar. Faça uma reflexão honesta sobre como você se comunica e identifique os comportamentos agressivos. Se necessário, peça feedback ao seu chefe e/ou colegas de trabalho.

 

Escute ativamente: Pratique a escuta ativa, dando total atenção às pessoas quando estiverem falando. Isso envolve ouvir com empatia, fazer perguntas para esclarecer dúvidas e demonstrar interesse genuíno pelo que os outros têm a dizer, sem interrupções.

 

Controle emocional: Aprenda a controlar suas emoções e reações. Antes de responder de forma impulsiva ou agressiva, respire fundo e dê a si mesmo um momento para pensar sobre como deseja responder.

 

Empatia: Tente entender os sentimentos e perspectivas das pessoas. Coloque-se no lugar delas para compreender melhor suas preocupações e pontos de vista.

 

Comunique-se de forma clara: Use uma linguagem clara e objetiva ao se expressar, sem ser ofensiva, sarcástica e com críticas pessoais.

 

“Eu” em vez de “Você”: Em vez de acusar os outros, descreva seus sentimentos e preocupações usando frases como “Eu me sinto…” em vez de “Você sempre…”

 

Aceite o feedback: Esteja aberto a receber feedback construtivo sobre sua comunicação e esteja disposto a fazer mudanças com base nesse feedback.

 

Pratique a comunicação assertiva: A assertividade é uma forma de comunicação que equilibra a expressão de suas próprias necessidades e opiniões com o respeito pelas de outras pessoas. Aprenda a expressar suas opiniões de maneira firme, porém respeitosa.

 

Busque ajuda profissional: Se você achar difícil controlar seu comportamento agressivo, considere a possibilidade de buscar ajuda de um mentor de comunicação. Os benefícios são sempre muito compensadores para sua vida pessoal e profissional.

Autoconhecimento, comprometimento e disciplina

A mudança de padrões de comunicação é totalmente possível, mas demanda autoconhecimento, comprometimento e disciplina. É importante praticar essas novas habilidades regularmente mesmo que muitas vezes se cometa algum deslize ao longo da jornada. A comunicação eficaz desempenha um papel fundamental no seu sucesso profissional e na efetividade de relacionamentos positivos.

Portanto, desenvolva a sua habilidade de comunicação e nunca mais terá insegurança para se posicionar, negociar e liderar. E caso precise de ajuda nesse processo, conheça minha mentoria em comunicação e carreira. Clique aqui e saiba mais!

 

Abraços

Rosana Zan – Instituto Comunica
Mentoria em comunicação e carreira

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